Pauta

Terapias alternativas do SUS são tema de seminário da ELJB

Evento visa incentivar a pesquisa para utilização de plantas medicinais

Horta comunitária da Lomba do Pinheiro
Evento deverá estimular o plantio e a pesquisa sobre plantas e ervas medicinais (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli (ELJB) da Câmara Municipal de Porto Alegre realiza, nesta sexta-feira (19/10), o I Seminário de Plantas Medicinais na Saúde e na Alimentação: terapias complementares como políticas públicas”. O evento terá por local o Plenário Ana Terra, das 8h30min às 16h. Convidados de diversas instituições da capital gaúcha debaterão sobre a necessidade de pesquisas sobre plantas medicinais disponíveis em solo nacional para aplicação na saúde, além de tecnicidades como manipulação, produção, aproveitamento adequado e conservação das plantas.

Conforme a programação, ao longo do dia, serão compartilhados conhecimentos específicos das áreas de etnobotânica, etnofarmacologia, fitoquímica, farmacologia e saúde pública. Além disto, serão trazidas ao público informações quanto terapias alternativas, fitoterápicos, etc. O seminário deverá oportunizar a apresentação das principais iniciativas no campo das políticas públicas bem como apontar para suas implementações pelo SUS.

Na mesma oportunidade será feito o lançamento do Relógio do Corpo Humano. Instalado nos jardins Câmara Municipal, e formado por canteiros onde são cultivadas espécies medicinais de plantas e ervas, esse relógio oferecerá um recurso pedagógico para o estudo e aplicação dessas plantas na saúde e na alimentação.

As inscrições para o seminário são gratuitas e o formulário para inscrição se encontra na página da ELJB (escola.camarapoa.rs.gov.br), juntamente com o cronograma completo das atividades.

Para dúvidas, acesse: facebook.com/escoladolegislativocmpa

Texto: Victor Leffa (estagiário de Jornalismo/ELJB)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)