TRANSPORTE PÚBLICO

Escola Parobé terá a primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe

Encontro para debater pacote de projetos do Executivo ocorre nesta quinta-feira, das 8h às 10h

  • Foto: Tonico Alvares/CMPA
    Foto: Tonico Alvares/CMPA (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Foto: Tonico Alvares/CMPA
    Foto: Tonico Alvares/CMPA (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Com a sala 301 da Câmara Municipal lotada de estudantes e vereadores, foi instalada na tarde desta segunda-feira, 28, a Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe. O presidente da Frente, Vereador André Carús, anunciou que o grupo terá os vereadores Paulinho Motorista, como vice-presidente, e Fernanda Melchionna, como Secretária. Também foi divulgado o calendário das primeiras ações do grupo. O primeiro debate sobre o pacote de projetos do Executivo, que restringi a gratuidade do transporte coletivo, altera as isenções do pagamento de tarifa e aumenta a vida útil dos veículos, ocorrerá nesta quinta-feira, 31, das 8h às 10h, na Escola Parobé. 

Também já estão agendados debates na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs), no dia 13 de setembro, e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), nos dias 18 de setembro e 05 de outubro. Em 28 de setembro, às 11h, na Casa do Gaúcho, haverá uma plenária da Frente Parlamentar durante o 15º Congresso Metropolitano de Estudantes de Porto Alegre, da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (UMESPA), e o 59º Congresso Estadual de Estudantes, da União Gaúcha dos Estudantes (UGES). 

Conquista histórica de jovens e adolescentes existente há 62 anos na cidade, o meio passe estudantil estará no centro dos debates da Frente Parlamentar. Além dos estudantes, a Frente também irá debater com outras categorias atingidas pelo pacote. Carús destacou que a intenção é descentralizar o debate. "Iremos realizar na Câmara reuniões para ouvir as empresas de transporte coletivo, a prefeitura e uma reunião conjunta com a Assembléia Legislativa, por solicitação da deputada Manuela D'Ávila. Mas nossa intenção é percorrer as universidades, escolas e entidades que representam as categorias impactadas pelos projetos, como idosos e pessoas com deficiência", explicou.  

Integram a Frente Parlamentar 26 dos 36 vereadores. Além de Carús, Paulinho Motorista e Fernanda Melchionna, também fazem parte do grupo os vereadores Adeli Sell, Aldacir Oliboni, Alvoni Medina, Cassiá Carpes, Clàudio Janta, Comandante Nádia, Dr. Thiago, Idenir Cecchim, João Bosco Vaz, Luciano Marcantonio, Marcelo Sgarbossa, Márcio Bins Ely, Matheus Ayres, Mauro Pinheiro, Mauro Zacher, Mendes Ribeiro, Monica Leal, Paulo Brum, Professor Alex Fraga, Professo Wambert, Roberto Robaina, Sofia Cavedon e Valter Nagelstein.