Plenário

Trogildo faz balanço e se despede da presidência do Legislativo da Capital

Presidente Cassio Trogildo se despede do cargo de presidência da Câmara.
Vereador ocupou a tribuna do Plenário Otávio Rocha para fazer balanço de sua presidência (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (21/12), o vereador Cássio Trogildo (PTB) usou a tribuna do Plenário Otávio Rocha para apresentar suas despedidas como presidente da Câmara Municipal, bem como para fazer um balanço das atividades realizadas nos anos de 2016 e 2017. “Ser vereador de Porto Alegre já é uma grande honra, ser o presidente desta Casa é algo que vai ficar marcado na minha história para o resto da minha vida”, afirmou. Ao longo de seu pronunciamento, Trogildo demonstrou seu orgulho e honra de presidir a Casa por dois anos e agradeceu o apoio do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que o indicou para a presidência ainda em seu primeiro mandato, sendo reconduzido ao cargo em uma nova eleição.

A respeito do trabalho desenvolvido, o vereador fez questão de destacar que a Câmara Municipal de Porto Alegre é considerada a mais transparente dentre todas as capitais do Brasil, de acordo com a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) – grupo interinstitucional de transparência formado por mais de 70 órgãos, incluindo os três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil. “Considero fundamental fazer este registro, num tempo em que a política e muito do setor público está desacreditado - esta é uma casa política, mas transparente e sempre buscando eficiência”.

Debates

Trogildo lembrou igualmente que o Regimento Interno da Casa passou por uma atualização, o que agilizou a tramitação de projetos através da Decisão Terminativa nas comissões, processo que analisa propostas de homenagens, assim como nome de ruas e logradouros. “A medida aumentou a produtividade do nosso plenário”. O vereador relatou o debate de temas importantes que foram feitos durante o ano, entre os quais, na área de segurança, através do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano, foi possível elaborar um diagnóstico, que resultou em ações práticas adotadas pelas polícias Civil e Militar, e entregue um relatório ao governo do Estado.

Quanto a economia do Legislativo, Trogildo declarou que a Câmara está devolvendo ao todo R$ 24,4 milhões para o Executivo. Uma medida muito exaltada por ele, o qual destacou ainda que, mesmo com a devolução do valor, nada deixou de ser feito. “Em dez anos economizamos 20% de tudo o que poderia ser gasto”.  Para o vereador, se for contabilizado os valores de 2016, chega a R$ 47 milhões o que o Executivo recebeu de volta do nosso Legislativo.
Sustentabilidade

A sustentabilidade foi outro fator destacado pelo vereador em seu pronunciamento. Trogildo apontou uma redução de 20% de redução no consumo de energia da Casa, projeto iniciado na gestão do vereador Mauro Pinheiro (Rede) como presidente. As reformas do Plenário Plenário Otávio Rocha, do Plenário Ana Terra também foram evidenciadas, assim como a implantação do sistema de energia fotovoltaica nos próximos meses. De acordo com o vereador, o sistema permitirá que 5% da energia da Casa venha do sistema solar. O projeto de recuperação estrutural do Palácio Aloíso Filho também está sendo elaborado, segundo Trogildo.  

“Chego ao fim de dois anos de presidência. Tenho muito a agradecer aos vereadores e servidores desta Casa. Ano que vem volto para o lugar onde o povo me elegeu, que é na bancada do PTB”. Por fim o vereador aproveitou para agradecer a todos os membros da Mesa Diretora e servidores da Casa pelo apoio recebido durante seus dois mandatos. Ao todo, 18 vereadores utilizaram o microfone de apartes para cumprimentar Trogildo. 

No dia três de janeiros, às 15 horas, a Câmara Municipal de Porto Alegre dará posse ao presidente 2018, vereador Valter Nagelstein (PMDB)

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)