- Atualizada em 13/06/2018 16:52

TV Câmara deverá ter tradução em Libras em todos os seus programas

Tradução simultânea para LIBRAS na TV Câmara
Emissora oficial da Câmara terá tradução em Libras na programação própria(Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O Legislativo municipal aprovou, nesta quarta-feira (13/6), projeto de resolução nº 056/17 que obriga a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) de todas as transmissões realizadas pela TV Câmara da Câmara Municipal de Porto Alegre. A proposta, feita pelo vereador Aldacir Oliboni (PT), em conjunto com outros vereadores, tem a finalidade de garantir acesso completo às informações disponibilizadas nos programas e telejornais ao público com deficiência auditiva. 

Em sua exposição de motivos, o autor destaca o papel importante da televisão na sociedade. De acordo com o projeto, a mídia é essencial e pode ajudar na conscientização e no combate às injustiças sociais. Neste sentido, Oliboni defende a acessibilidade de conteúdos televisivos aos deficientes auditivos.  

“Todo o cidadão que quiser exercer sua cidadania nas discussões e nos debates, dos mais diferentes temas que influenciam diretamente o seu cotidiano, por meio da TV Câmara da Câmara Municipal de Porto Alegre, poderá ter esse direito garantido por esta Casa Legislativa com a inclusão do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas suas transmissões”, justifica o vereador.

Ainda conforme Oliboni, para que o artigo da Constituição Federal de 1988 seja cumprido, a medida se faz necessária para que a utilização de recursos incluam pessoas surdas também como receptoras de mensagem. 

A proposta também é assinada pelos vereadores Luciano Marcantônio (PTB), Mônica Leal (PP), Cassiá Carpes (PP), Mauro Zacher (PDT), Comandante Nádia (MDB), Rodrigo Maroni (Pode), Fernanda Melchionna (PSOL), Sofia Cavedon (PT), Professor Alex Fraga (PSOL), Roberto Robaina (PSOL), João Bosco Vaz (PDT) e André Carús (MDB). 

 Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)