Pauta

Ubiratan Fernandes recebe título de Cidadão nesta terça

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Moisés Barboza.
Vereador Moisés Barboza (PSDB) é o proponente (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concederá, nesta terça-feira (10/9), o Título de Cidadão de Porto Alegre ao artista plástico Ubiratan David Sanches Fernandes. Proposta pelo vereador Moisés Barboza (PSDB), a homenagem ocorrerá no Plenário Otávio Rocha, às 19h. 

Natural de Santana do Livramento (RS), Ubiratan Fernandes mora na Capital desde 1975. É pós-graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi o idealizador do "Projeto TampArt", que tem como escopo a arte sustentável, com a utilização de tampinhas de garrafas pet e de outras embalagens e com o intuito de retirá-las de circulação na natureza. No projeto de concessão do título, Barbosa conta que, por meio de oficinas lúdicas, com o objetivo de aliar arte, sustentabilidade e conscientização acerca do descarte correto do lixo, o homenageado defende os recursos naturais que também pertencem às próximas gerações.

“O Projeto Tampart iniciou em 2015, com o recolhimento de tampinhas em seis escolas de Porto Alegre. Em apenas seis meses, foram arrecadadas mais de 520 mil tampinhas plásticas”, relata Barbosa, lembrando que recentemente, o projeto criou uma obra com 170 mil tampinhas, incluindo um painel e a escultura de uma onda, que ficou em exposição na Usina do Gasômetro.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg. prof. 13.688)