Plenário

Vereador pede listas atualizadas de remédios gratuitos em murais

O objetivo é evitar que os usuários percam tempo nas filas dos postos de distribuição de medicamentos

Vereador José Freitas na tribuna do plenário
José Freitas, do PRB, autor da proposta em tramitação (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei substitutivo que estabelece a divulgação, pelo Executivo Municipal, da relação e do estoque de medicamentos distribuídos gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pela proposta, apresentada pelo vereador José Freitas (PRB), a lista atualizada deverá ser divulgada nos murais dos locais públicos de distribuição, nas unidades próprias do Programa Farmácia Popular do Brasil e nas farmácias e drogarias da rede privada que funcionem em parceria com o mesmo programa.

O substitutivo determina que a nova lei entrará em vigor na data de sua publicação do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e que o governo municipal terá de regulamentá-la no prazo de 180 dias contados da publicação. A regulamentação estabelecerá, inclusive, o órgão responsável pela fiscalização da lei, assim como as penalidades aplicáveis em caso de seu descumprimento.

Autor também do projeto original (PLL nº 047/17), modificado pelo substitutivo, o vereador José Freitas afirma, em sua exposição de motivos, que a divulgação de listas atualizadas de medicamentos nos murais dos locais em que são distribuídos “assevera o princípio da transparência, convalescendo o acesso à saúde”. Segundo o vereador, o objetivo é ampliar e facilitar o acesso dos usuários aos medicamentos, evitando que percam tempo nas filas dos postos de distribuição, "como ocorre na maioria das vezes, por não terem a informação sobre a disponibilidade ou não de determinado remédio”.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)