Frente Parlamentar Saúde Mental

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino trata sobre a prevenção ao suicídio com ASOFBM

Saúde Mental sempre em pauta
Saúde Mental sempre em pauta

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve reunida com a Associação dos Oficiais Militares da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (ASOFBM), na manhã desta quarta-feira (28/06). A pauta da reunião foi sobre a reflexão dos fatores de risco do suicídio na Brigada Militar e ações que podem ser realizadas para atenuar esse fenômeno.

 

O Coronel Salomão ressaltou a importância desta aproximação da parlamentar e o presidente da ASOFBM,  bem como o planejamento de estratégias para intervir junto a Brigada Militar para reduzir os suicídios.  

 

O presidente, Coronel Marcos Paulo Beck, enalteceu a iniciativa e a preocupação da vereadora Psicóloga Tanise Sabino em buscar a categoria da Brigada Militar. Beck trouxe alguns dados, referindo que o suicídio no mundo é uma taxa de 10,5 suicídios a cada 100 mil habitants; no Brasil é 6,14 a cada 100 mil habitantes, no Rio Grande do Sul é de 12,76. “Entretanto, as pesquisas epidemiológicas sustentam que a taxa de suicídio entre policiais é superior à média da população. Os brigadianos gaúchos atingem uma média de 30,7 suicídios a cada 100 mil habitantes, sendo que outros Estados do Brasil, como Minas Gerais é 20,9, em São Paulo é 20, na Bahia 16 e no Rio de Janeiro 9,1. Conforme o Presidente Beck “a entidade está sempre atenta e já realizou documentário, peça teatral, ciclo de palestras com psicólogos e elaboração de cartilhas abordando os sinais de alerta e como buscar ajuda”.

 

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, presidente da Frente Parlamentar de Prevenção do Suicídio e Automutilação, refere que, no caso da Brigada Militar, fatores como a exposição à violência, a falta de reconhecimento, o estresse e a rigidez hierárquica, associados a questões da vida particular, podem contribuir para estes números.

 

 

Coronel Beck falou sobre a Fundação Walter Peracchi de Barcellos que, entre as atribuições, tem o objetivo de tratar a saúde dos militares estaduais. Beck, imediatamente, durante a reunião fez contato via telefone com a atual diretoria da Funperacchi, com o objetivo de marcar uma agenda com a vereadora para avançar em parcerias em capacitações.

 

Conforme o diretor, Tenente Coronel Jorge Alvorcem, “existem diversos fatores que podem levar ao suicídio. A própria imagem da população em relação aos brigadianos é algo que nos preocupa. No passado, ver a polícia era motivo de honra e orgulho; hoje, tem pessoas que nem oferecem um copo d’água”.

 

A vereadora é psicóloga que atualmente está realizando uma Pós-graduação em Psicologia e Saúde Mental pela PUC, além de ser Mestre em Psicologia Clínica pela (UNISINOS), especialista em Gestão Pública (UFRGS), em Coordenação e Dinâmicas de Grupos (SBDG) e Psicologia Organizacional (IDG), relatou que pretende ampliar o assunto trabalhando na prevenção, incluindo a dependência química, entre outros fatores de risco que contribuem para o suicídio. “Precisamos estabelecer uma rede de apoio, parcerias, diminuir o estigma do policial por estar enfrentando dificuldades emocionais e investir em capacitação para todos da instituição”.  

 

Participaram da reunião, além do Presidente da ASOFBM, Coronel Marcos Paulo Beck, o Diretor Tenente Coronel Jorge Alvorcem, Major Marcelo Medeiros, Coronel  Salomão e Júlio Fortes.