Projetos

Vereadores defendem existência de desfibriladores em locais públicos

Dr. Raul Torelly Foto: Lívia Stumpf
Dr. Raul Torelly Foto: Lívia Stumpf

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quinta-feira (14/4) começou a ser avaliado projeto de lei conjunto dos vereadores Aldacir Oliboni (PT) e Raul Torelly (PMDB) que determina a instalação de aparelhos desfibriladores semiautomáticos em locais públicos da cidade.

O projeto estipula que os aparelhos terão de ser instalados obrigatoriamente na Câmara Municipal de Porto Alegre, Prefeitura Municipal, Estação Rodoviária e no Aeroporto Salgado Filho. Também deverão ter desfibriladores as universidades públicas e privadas, os hipermercados e supermercados, e os shopping centers.

A lista continua com as emergências de hospitais públicos, filantrópicos ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), as unidades de saúde com pronto atendimento 24 horas, as unidades de tratamento intensivo (UTIs) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Completam os locais de obrigatoriedade para a existência de desfibriladores aqueles onde ocorram eventos esportivos, culturais ou de lazer, com concentração superior a duas mil pessoas simultaneamente. Além disso, conforme a proposta, os desfibriladores semiautomáticos devem ser instalados em pontos de fácil acesso com pessoal devidamente treinado para o acionamento correto.

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof 6881)