Comissões

Vila São Judas Tadeu reivindica construção de UBS

Jane Brochado (d) mostrou os dois terrenos cogitados para a unidade Foto: Tonico Alvares
Jane Brochado (d) mostrou os dois terrenos cogitados para a unidade Foto: Tonico Alvares

Representantes da Associação dos Moradores da Vila São Judas Tadeu (Amovita) reivindicaram, nesta terça-feira (24/9), o apoio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), da Câmara Municipal de Porto Alegre, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Rua Nelson Brochado da Rocha, perpendicular à Avenida Ipiranga, na Zona Leste. Jane Brochado, diretora da entidade, informou que as mais de 630 famílias da comunidade esperam contar com atendimento de saúde mais próximo de suas casas.

Jane contou que os moradores da São Judas Tadeu precisam recorrer à UBS Ceres, dependendo de ônibus para se deslocar até lá. “Fica difícil, pois há muitos cadeirantes e acamados”, afirmou. Segundo ela, desde 2007 a Amovita vem sugerindo espaços desocupados para uma UBS, como um terreno do governo federal e um galpão da antiga Prosan - ligada ao governo do Estado - que estaria abandonado há mais de 25 anos. Mas, conforme Jane, o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, disse que uma dessas áreas destina-se à Vigilância Sanitária. “Não aceitamos essa resposta, por isso viemos pedir o apoio da Cosmam”, declarou.

Pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o engenheiro Elmo Raupp Viegas lembrou que o terreno para as UBS precisa ter, no mínimo 1.200 metros quadrados ou 30mx40m, estar desembaraçado e receber aval da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Corpo de Bombeiros. Como enfatizou, o projeto tem de ser aprovado para que saia a obra. O primeiro passo, na sua opinião, seria encontrar um terreno e verificar sua documentação. Conforme Viegas, há um projeto padrão para as UBS, do qual deixou cópia na Cosmam.
 
Visita

Como encaminhamento, o presidente da Cosmam, Paulo Brum (PTB), anunciou que, na próxima terça-feira (1º/10), às 10 horas, a comissão visitará os terrenos sugeridos pela Amovita para a construção da UBS. Serão convidados representantes das secretarias municipal e estadual da Saúde e do CMS. Brum informou que o vereador Mauro Pinheiro (PT) ficará encarregado de contatar o governo do Estado para conhecer a situação das áreas cogitadas. “Vamos levar essa demanda”, garantiu Pinheiro.  

Além de Brum e Pinheiro, participaram da reunião os vereadores Lourdes Sprenger (PMDB), Paulinho Motorista (PSB) e Clàudio Janta (PDT). Também compuseram a mesa Heloísa Alencar, representante do Conselho Municipal de Saúde, que manifestou apoio à reivindicação da comunidade; Lurdes Tura, da SMS; e a presidente da Amovita, Maria Natalina.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)