Sustentabilidade

Estação Fotovoltaica

Inaugurada em 2018, a Estação Fotovoltaica da Câmara Municipal é considerada a maior de Porto Alegre, gerando 20% da energia necessária para as atividades do legislativo municipal. Com 198 kWp de potência instalada e localizada no estacionamento do prédio, a estação gera eletricidade a partir da radiação solar, mesmo em dias nublados ou de chuva.

A energia fotovoltaica é renovável e sustentável, pois a radiação solar é um fenômeno natural não poluente e tem a grande vantagem de ser inesgotável. A fabricação dos equipamentos e materiais necessários para a montagem do sistema, incluindo os painéis solares, é feita por processos industriais controlados, que não poluem o meio ambiente. Por não existirem motores ou partes em movimento mecânico no sistema, também não há poluição sonora. É, portanto, um processo de geração de eletricidade enquadrado como sustentável.

O sistema fotovoltaico permite adição de mais painéis solares quando for necessária a ampliação da geração elétrica e requer baixa manutenção. Os equipamentos e componentes do sistema são de tecnologia simples, por isso a necessidade de manutenção é mínima. A duração, em termos de vida útil dos componentes, é longa. A fabricação das células fotovoltaicas e dos módulos ou placas é de tecnologia mais sofisticada, principalmente a célula, devido à produção do silício (hoje o mais usado) com as características adequadas.

Veja aqui o funcionamento da Estação Fotovoltaica