Plenário

Mantido veto a projeto de pesquisa sobre uso medicinal da cannabis

Audiência Pública sobre uso medicinal de cannabis
Projeto buscava ampliar pesquisas envolvendo os diversos usos da cannabis

A Câmara Municipal de Porto Alegre manteve hoje (15/5), por 22 votos a 11, veto total do Executivo ao projeto de lei que criava o Projeto de Promoção e Incentivo a Pesquisas Sobre o Desenvolvimento e os Usos de Cannabis. O projeto é de autoria do ex-vereador Leonel Radde (PT). 

Os objetivos do projeto incluíam o estímulo à produção de pesquisas científicas direcionadas aos pacientes que utilizam cannabis para tratar e amenizar sintomas de patologias; incentivo à realização de pesquisas sobre os potenciais do uso industrial de cannabis; divulgação científica sobre os usos e o desenvolvimento de cannabis por meio da produção de pesquisas científicas que visem a orientar pacientes e seus familiares acerca da dosagem e da qualidade dos remédios importados ou produzidos no país, a fim de assegurar o controle de qualidade desses produtos; e apoio ao associativismo para a produção de cannabis para doação às instituições de pesquisa, com a devida autorização da Anvisa, ou com as famílias que possuam autorização judicial para cultivar dentro das suas casas.

Conforme a proposta, o Executivo Municipal teria a responsabilidade primordial pela implementação do projeto, respeitadas suas capacidades estatais, em parceria com diferentes instituições de pesquisa, entidades, associações, universidades, grupos e núcleos de pesquisa e demais segmentos da sociedade civil organizada, que igualmente poderão auxiliar na avaliação e no monitoramento do projeto.

Razões do veto

Conforme o Executivo, o projeto tem vício de iniciativa, pois se trata de matéria que não pode ser apresentada por vereador. "O projeto invade a seara de atividade tipicamente administrativa, ferindo o princípio da separação e independência dos poderes, assentado no artigo 2º da Constituição Federal e, simetricamente, presente no artigo 2º da Lei Orgânica Municipal.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)