Plenário

Câmara concederá comenda à Fundação Thiago Gonzaga

Faixa para pedestres
Educação para um trânsito mais seguro é o foco da entidade (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na tarde desta segunda-feira (20/6), o Processo nº 0994/16, de autoria do vereador João Bosco Vaz (PDT), que concede a Comenda Porto do Sol à Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. A entidade foi criada em 13 de maio de 1996 pelo casal Régis e Diza Gonzaga após a perda de seu filho. Thiago havia completado 18 anos uma semana antes da madrugada de 20 de maio de 1995. Ao voltar de uma festa, o carro em que estava de carona chocou-se contra um contêiner colocado irregularmente em uma avenida da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A partir do sofrimento da perda, os pais de Thiago decidiram que deveriam surgir ações de prevenção para que esses fatos não se repetissem. Assim nasceu a Fundação e o Vida Urgente, que têm como missão preservar e valorizar a vida, desenvolvendo programas educativos, culturais e informativos direcionados a crianças, adolescentes, jovens e adultos com o intuito de desenvolver a humanização no trânsito.

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga desenvolve programas e projetos que promovem ações de conscientização para uma mudança de comportamento. Com a missão de mobilizar a sociedade através de atividades educativas e culturais, o Vida Urgente tem conseguido chegar ao coração de milhares de pessoas, provocando a reflexão de seu papel como pedestres, passageiros, ciclistas, skatistas, motoristas, enfim, verdadeiros “atores” do trânsito.  

Texto: Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)