CECE

EPTC apresenta programas de Educação para Mobilidade

  • Reunião de Comissão - 38ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: Apresentação dos programas de Educação para Mobilidade da EPTC. Ao microfone o Sr. Carlos Pires, diretor de Educação da EPTC.
    Carlos Pires, diretor de Educação da EPTC (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Reunião de Comissão - 38ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: Apresentação dos programas de Educação para Mobilidade da EPTC. Ao micorfone, o presidente da comissão, vereador Mauro Pinheiro.
    Mauro Pinheiro foi o proponente da pauta (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre ouviu hoje (31/10) representantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na reunião que tratou da apresentação dos programas de Educação para Mobilidade da empresa. O encontro foi sugerido e conduzido pelo vereador Mauro Pinheiro (PL), presidente da comissão.

O proponente afirmou que sugeriu a pauta para conhecer mais os programas da EPTC e saber como a Câmara pode influenciar para que o planejamento tenha resultados positivos. Pinheiro se colocou à disposição para qualquer possível ajuda que a EPTC necessite para a implantação de seus projetos.  

O diretor de Educação da EPTC, Carlos Pires, iniciou a apresentação anunciando que, em breve, serão tomadas algumas medidas de eficácia para que não haja mais conflitos entre motociclistas e motoristas: “Nós estamos trabalhando nesse sentido, nós estamos encaminhando algumas documentações para a Secretaria Nacional de Trânsito pedindo a autorização e a liberação para implantar alguns projetos. Temos alguns projetos nessa linha, para fazer com que a gente tenha mais segurança no trânsito”, ressaltou.

Durante a apresentação do projeto Centro de Referência em Mobilidade Urbana, destinado a promover a Política Nacional de Trânsito e servir como repositório de mídias, dados estatísticos de mobilidade e sinistros de trânsito, o diretor da EPTC disse que, por meio desse planejamento, o objetivo é evitar o número de infrações, trabalhando na parte de operação para que o trânsito realmente ande. "Tivemos a felicidade de mudar todo o sistema de semáforos da cidade. Instalamos 300 semáforos que vão atuar diretamente via GPS, ou seja, não vamos mais precisar de fio e nem de fibra óptica. Todo o sistema vai ser via GPS e assim vai ficar muito mais fácil de a cidade se mexer”, destacou.

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)