Sessão Solene

GOE recebe Troféu Câmara nesta terça-feira

Movimentações de plenário. Na foto, o vereador Rafão Oliveira
O vereador Comissário Rafão Oliveira (PTB) é o proponente da homenagem (Foto: Giulia Secco/CMPA)

A Sessão Solene de Outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Policia Civil do Estado do Rio Grande do Sul ocorre nesta terça-feira (9/4), às 19h, no Plenário Otávio Rocha, e é aberto ao público. De acordo com o proponente da homenagem, o vereador Comissário Rafão Oliveira (PTB), este ano o GOE completa 52 anos de serviços prestados à população gaúcha. “O grupamento trabalha pela proteção da vida e do patrimônio, na preservação da ordem e da paz públicas e na garantia de direitos individuais e coletivos de toda a sociedade”, afirma Rafão.

História

O GOE foi o primeiro grupo tático do Brasil e um dos primeiros do mundo apto à realização de atividades de polícia não convencionais. É anterior, inclusive, ao esquadrão S.W.A.T. de Los Angeles, pioneiro nos Estados Unidos da América, criado em 1970. O GOE foi criado em 22 de maio de 1967, no governo de Euclides Triches, pelo então superintendente dos serviços policiais, tenente-coronel Pedro Américo Leal, e teve como primeiro chefe o comissário de polícia Valdevino Francisco da Silva. 

Atualmente conta com 41 integrantes e pode ser qualificado como uma equipe multitarefa, contando com vários segmentos, entre os quais: o Serviço Policial Operacional (SPO), encarregado do traslado dos presos de todos os órgãos policiais de Porto Alegre e Região Metropolitana até as respectivas Casas Penais do Estado do Rio Grande do Sul, o Grupo de Resgate e Intervenções (GRI), responsável pela atuação em gerenciamento de crise e apoio em operações policiais, a Casa de Custódia Policial, local onde são mantidos os presos com prerrogativa de prisão especial, e a Secretaria do GOE, onde são desenvolvidos os projetos administrativos do grupamento. O GOE ainda conta com batedores motociclistas e um veículo blindado.

Texto: Lisie Venegas (reg.prof. 13688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)