Projeto cria programa municipal de voluntariado

Vereador Márcio Bins Ely
Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Está em discussão na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que institui o Programa Municipal Voluntário (PMV). A proposta foi apresentada pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT).

O Programa Municipal Voluntário (PMV) é destinado a cidadãos que desejam prestar serviços não remunerados junto a órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta do município. Poderão inscrever-se como voluntários no PMV os cidadãos maiores de 16 anos de idade.

Pelo projeto, o voluntário com habilitação de nível superior poderá prestar serviços não remunerados relacionados à sua área de atuação, respeitadas as determinações do órgão ou da entidade em que os prestar. Os dias e os horários de prestação de serviços deverão ser acordados entre o voluntário e os órgãos envolvidos, sendo que a jornada mínima será de duas horas semanais.

"Com a formação do voluntariado, teremos jovens, adultos e idosos oferecendo parte de seu tempo ao auxílio à população em geral. A proposta abre a possibilidade da inserção dos cidadãos nessa prestação de serviços, que poderão contribuir com suas experiências e energia para uma vida melhor a toda coletividade", explica o autor.