Plenário

Projeto implementa sinalização especial de trânsito em área escolar

  • Presidente em exercício, Moisés Maluco do Bem, participa de Vistoria em conjunto com a EPTC na Escola Romano Senhor Bom Jesus
    Proposta prevê que motoristas sejam alertados sobre presença de alunos nas vias (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Vereador Cláudio Janta na tribuna
    Cláudio Janta (SD) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que implementa a sinalização de trânsito nas áreas escolares do município. A proposta é de autoria do vereador Cláudio Janta (SD).

Conforme o projeto, são consideradas áreas escolares o entorno de escolas ou instituições públicas ou privadas de ensino infantil, fundamental, médio ou superior. A sinalização implementada deverá orientar os motoristas quanto à redução de velocidade; à velocidade máxima permitida; ao perímetro escolar; à travessia de alunos especiais; aos símbolos de acessibilidade; e à proibição de buzinar.

 A proposta define como símbolos de acessibilidade, a serem contidos na sinalização, os seguintes: deficiência auditiva; deficiência física; deficiência intelectual; e deficiência visual.

"O projeto tem por objetivo proteger os alunos e seus familiares durante a circulação nas áreas escolares. A principal finalidade dessa matéria relativa à gestão de segurança viária é proteger os pedestres, principalmente as crianças, que por serem mais vulneráveis necessitam de uma atenção maior quanto ao trânsito. Além disso, assim como nas áreas hospitalares, o projeto a conscientizar os condutores para a poluição sonora, pois muitos alunos neurodiversos sentem-se incomodados com o barulho que, em alguns casos, podem ocasionar crises e até mesmo acidentes", explica o vereador.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)