PLENÁRIO

Projeto institui atendimento preferencial para pessoas com ataxia

  • Associação dos Amigos, Parentes e Portadores de Ataxias Dominantes – AAPPAD, divulga e conscientiza a população em geral sobre a doença. Na foto, presidente da associação, Júlio César Soares da Silva.
    Iniciativa confere atendimento preferencial para pessoas com ataxia (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Vereador Alvoni Medina
    Alvoni Medina (Republicanos) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre começou a debater projeto de lei que confere atendimento preferencial para pessoas com ataxia nos serviços públicos municipais. A iniciativa é do vereador Alvoni Medina (Republicanos).

O projeto obriga as empresas públicas e as empresas concessionárias de serviços públicos no município a dispensar atendimento preferencial às pessoas com ataxias durante todo o horário de expediente. A identificação dessas pessoas se dará por meio de cartão e de adesivo expedidos pelo Executivo Municipal, mediante comprovação médica.

O que é ataxia

Ataxia “significa, literalmente, confusão, embora o seu sentido atual seja o de incoordenação. As ataxias podem ser hereditárias, idiopáticas, esporádicas (ou adquiridas) e episódicas”, esclarece o vereador na exposição de motivos.

A proposta leva em consideração “as limitações causadas por esta doença” e busca “conferir uma melhor qualidade de vida a esses cidadãos”, afirma Medina na justificativa do projeto.

 

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)