Plenário

Proposta obriga Executivo a planejar utilização de sobras de vacina

Vacinação contra a Covid-19  em Porto Alegre. Pandemia. Saúde. SUS.
Intenção do projeto é garantir melhor distribuição da "xepa" de vacinas (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei estabelecendo que o Executivo Municipal realize planejamento para a utilização de sobras diárias de doses de vacinas contra a Covid-19. O projeto é assinado pela vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB). "Com intuito de transparência e, principalmente, para que o Município possa ter um planejamento cientificamente mais eficaz, é fundamental que haja, com nitidez, a destinação de sobras de vacinas", explica a autora. 

Pelo projeto, fica estabelecido que o Executivo deverá realizar planejamento, ao encontro do Plano Nacional de Imunização (PNI), que contemple a oportunidade de utilização de sobras diárias de doses de vacina contra Covid-19 que não possam ser aproveitadas ou conservadas para aplicação posterior. O planejamento deverá indicar o público alvo, o calendário de vacinação e a forma de aplicação das doses, a fim de evitar aglomerações de pessoas em busca da vacina. Além disso, será dada ampla divulgação às informações do planejamento, as quais deverão ser disponibilizadas no site da Prefeitura de Porto Alegre.

"Algumas vacinas, após abertas, têm um prazo curto de conservação, de apenas algumas horas. Assim, com vistas a não perder as doses remanescentes, é sabido que muitos postos de saúde ministram a vacinação das sobras, conhecidas popularmente como “xepa”, sem critério algum. Dessa forma, vemos disputas legítimas de pessoas e de categorias profissionais que necessitam de vacinação, porém veem sua oportunidade de imunização pelo PNI muito afastadas. Vemos várias atividades consideradas essenciais para a população lutando, de forma corporativa, para antecipar a oportunidade de vacinação. Ao mesmo tempo, sabe-se que não há nenhum regramento para as sobras de vacinação."

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)