CIDADE

Apresentadas medidas para amenizar o impacto das obras de revitalização do Centro Histórico

Em reunião marcada pelo vereador Ramiro Rosário com entidades comerciais e empresariais na Câmara, secretário André Flores confirmou que autorização para obras diurnas está confirmada e será oficializada nos próximos dias

Obras de revitalização do Quadrilátero Central
Reunião na Câmara reuniu representantes de entidades comerciais e empresariais, prefeitura e consórcio responsável pelas obras de revitalização do Quadrilátero Central. Foto: Fábio Born / Divulgação

O vereador Ramiro Rosário reuniu, no dia 12 de maio, na Câmara Municipal, líderes de entidades comerciais e empresariais da Capital para apresentar medidas que amenizem o impacto das obras de revitalização do Quadrilátero Central. O investimento previsto na obra é de R$ 16 milhões, com prazo de 18 meses para a conclusão dos trabalhos. Os recursos são de um financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Paralelamente, o DMAE e a Ipsul farão melhorias pluviais e na iluminação púbica, respectivamente. No encontro, foi combinada uma ação integrada de comunicação entre Prefeitura, Câmara e entidades, com o objetivo de esclarecer o comércio e os cidadãos sobre cada fase da obra. A informação unificada partirá da Prefeitura, que terá o apoio na divulgação das entidades presentes e igualmente pelo Legislativo Municipal.

Estiveram presentes representantes do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas-POA), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Associação Gaúcha do Varejo (AGV), Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS) e  Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral (Sicepot-RS).

Na ocasião, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, informou que as obras de revitalização do Quadrilátero Central serão realizadas também durante o dia. “Faltam só alguns detalhes jurídicos, mas está tudo encaminhado para termos a autorização oficial nos próximos dias para obras diurnas no Quadrilátero Central”, informou Flores.

Ramiro saudou a iniciativa e disse que este é um pedido dos comerciantes do local para que a obra possa ser feita o mais rápido possível. “Quanto mais tempo estiver disponível para os trabalhos, mais rapidamente o cronograma será cumprido antecipando a conclusão das melhorias históricas na área central da Capital, onde circulam cerca de 400 mil pessoas todos os dias”, disse o vereador.

O representante do consórcio RGS/Elmo/AGR responsável pelas obras, Rafael Sacchi, salientou que as empresas estão preparadas para trabalhar dia e noite na revitalização do Quadrilátero Central. “A obra é tão complexa que poderemos ter surpresas ao longo do trabalho. Ter a possibilidade de operar em três turnos auxilia no cumprimento do cronograma e, se não houver imprevistos, na antecipação da entrega das melhorias”, observou Sacchi. Segundo ele, assim que a autorização formal ocorrer, o consórcio vai ocupar os três turnos possíveis. “O maior desafio é a captação de mão-de-obra tão carente nos dias de hoje”, comentou.

Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)