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Transparência quer modernizar relação entre prefeitura e cidadão

  • Gestão da Transparência no Município de Porto Alegre. Na foto, Gustavo Ferenci, secretário municipal de Transparência e Controladoria.
    Ferenci e Luciene apresentaram o projeto (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Gestão da Transparência no Município de Porto Alegre.
    Felipe Camozzato (Novo) preside a CCJ (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O secretário municipal da Transparência e Controladoria, jornalista Gustavo Ferenci, apresentou hoje (27/4) aos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Legislativo de Porto Alegre o projeto que o governo desenvolve para modernizar os canais de consulta e aproximar cidadãos dos dados de gestão da prefeitura da capital gaúcha. De acordo com Ferenci, apesar de enxuta a equipe é qualificada. Ele ressalta ter encontrado um trabalho em andamento, o que facilita os ajustes que estão sendo feitos pela atual administração, como o lançamento de uma consulta pública, anunciada pelo prefeito no dia 19 passado, que tem como objetivo receber sugestões da sociedade para dar maior eficiência do sistema na sua conectividade com os cidadãos.

A apresentação feita aos vereadores contém números de solicitações demandadas, percentual de atendimento e outras informações. Ela foi compartilhada pelo secretário com a sua secretária-adjunta, Luciane Rache e o controlador-geral, Silvio Zago, que amanhã (28/4) vão expor os dados ao conjunto de secretários responsáveis pelos quatro eixos de gestão do governo, no chamado Dia da Transparência, evento trimestral organizado pela pasta.

Projetos

Entre os principais projetos da SMTC estão o de implantar um sistema de compliance para qualificar a análise e a estruturação de processos em conformidade com legislações e normas; a implementação da corregedoria; a renovação do Portal Cidadão, com a unificação do atendimento digital integrado para que as solicitações e reclamações da população possam ser acompanhadas em tempo real; da reestruturação do Portal Transparência, integrado e transversal, com informações e dados apresentados de forma lúdica, intuitiva e de fácil acesso; o Observatório da Despesa Pública, para a implantação de um sistema que subsidie o governo com informações capazes de antecipar a tomada de decisões estratégicas; e a modernização da ouvidoria-geral do município.

Consulta

No encontro virtual presidido pelo vereador Felipe Camozzato (Novo), Ferenci também explicou como se dará o processo de consulta pública que prevê a modernização e otimização da comunicação e relacionamento com a população da cidade, por meio da proposta de unificação das portas de entrada (#EuFaçoPoa, 156 Web e Call Center) para a nova Central do Cidadão. De acordo com o secretário, o maior número de solicitações se encontra na área de serviços e explicou que as mudanças visam facilitar e ampliar o atendimento, exemplificando que, atualmente, dos 452 itens da Carta de Serviços, somente 154 podem ser solicitados pelo modo online. 

Ferenci ressaltou que a empresa especializada em solução tecnológica que vai implementar o serviço será selecionada por meio de pregão eletrônico e a implementação do projeto deve acontecer até agosto desse ano. "Vamos aprimorar nosso portal web, aplicativo móvel, atendente virtual inteligente, geração de painéis de gestão e disponibilização de dados em formato aberto”, destacou. O titular da SMTC ainda destacou a importância da presença da Câmara, que contará com a participação de dois vereadores na comissão avaliadora prevista para acompanhar o andamento do processo.

Luciane Rache, que está à frente do projeto, destacou a importância da Carta de Serviços. “Além da carta também haverá pesquisa de satisfação, suporte técnico, treinamento e ferramenta e consultoria para adequação e automação de serviços públicos, com metodologia de mapeamento de processos, integrada aos sistemas existentes na Capital”, disse. O projeto e cronograma da consulta pública pode ser acessado AQUI.

Números

Durante a fala do Ferenci, entre os dados levantados em relatórios para análise prévia de desempenho na transparência, Ferenci antecipou aos vereadores números que demonstram que de um total de 70.927 demandas em aberto no sistema 156, o maior gargalo está no eixo de serviços públicos, 51.623 (72%). Em segundo lugar estão os das áreas de desenvolvimento econômico, 14.342 (20%); desenvolvimento social, 4.755 (7%); e gestão, 207 (1%). Pela porta da ouvidoria foram 2.536 demandas recebidas no mesmo período, sendo 981 no campo dos serviços, 917 na área da gestão, 365 no desenvolvimento social, e 273 no desenvolvimento econômico. Ele ainda apresentou planilhas relativas a investigações, sindicâncias e outos procedimentos da SMTC.

Participaram do encontro, além de Ferenci, Rache, Zago, e do presidente da CCJ, os vereadores Clàudio Janta (SD), Comandante Nádia (DEM), Leonel Radde (PT), Mauro Pinheiro (PL), Pedro Ruas (PSOL) e Ramiro Rosário (PSDB), que elogiaram o trabalho de Ferenci e saudaram as iniciativas para dar maior transparência às ações do Executivo.

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)