Pauta

Ampliação do Clínicas será votada nesta quarta-feira

Maquete da proposta de ampliação Foto: Divulgação
Maquete da proposta de ampliação Foto: Divulgação
Um acordo firmado no último dia 28 de fevereiro entre a Mesa Diretora da Câmara Municipal e lideranças partidárias definiu que a votação do Projeto de Lei Complementar que permitirá a ampliação do Hospital de Clínicas ocorrerá nesta quarta-feira (5/3). Segundo o presidente da Câmara, vereador professor Garcia (PMDB), a apreciação da matéria vai ocorrer em tempo recorde. Professor Garcia destacou que na reunião conjunta das comissões permanentes, realizada dia 26, o parecer favorável ao projeto foi aprovado, o que permite a agilização na votação da matéria. A sessão começa às 14 horas, no Plenário Otávio Rocha (Avenida Loureiro da Silva, 255 - 2º piso)

Justificativa

De acordo com o prefeito José Fortunati, "o projeto é necessário para atender à importante demanda de saúde pública", pois o empreendimento ampliará e qualificará o atendimento oferecido pelo HCPA, que é prioritariamente destinado para segurados do SUS. A proposta, no entanto, observa Fortunati, "afeta parcialmente a percepção do conjunto inventariado, com base no artigo 10 da Lei Complementar nº 601, de 23 de outubro de 2008, que trata do inventário do patrimônio cultural de bens imóveis, sendo necessário, ainda, flexibilizar o número de vagas de estacionamento com relação ao previsto no Plano Diretor".

Segundo o prefeito, a construção dos 102.865,47m² previstos no projeto possibilitará que a emergência passe de um espaço de 1.700m² para 5.159m², o bloco cirúrgico aumente sua capacidade de 28 salas para 41 salas, a CTI de 54 leitos para 110 leitos, e a recuperação pós-anestésica, hoje com 22 leitos, terá 90 leitos e 60 poltronas de recuperação, "tudo equipado com tecnologia de ponta, entre tantas outras melhorias no atendimento".

Recursos

Fortunati também salienta que a obra e todos os equipamentos necessários serão custeados com recursos disponibilizados pelo governo federal. "Também merece referência o fato do HCPA ter atendido todas as demais exigências municipais, tendo entregado todos os estudos e análises solicitados."

O prefeito explica ainda que a implantação em local diferente daquele proposto no projeto, considerando a quantidade de área necessária para a ampliação, implicaria na realocação de outras edificações consolidadas no lote, tais como a Faculdade de Medicina, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Enfermagem, Gráfica, CPD e lavanderia, o que se tornaria inexequível.

Segundo ele, para amenizar o impacto do empreendimento, o HCPA deverá proceder, simultaneamente à construção das novas edificações, "a conservação e restauração dos elementos originais existentes no conjunto inventariado, especialmente a reconstituição completa dos revestimentos externos e retirada de todas as instalações e equipamentos presentes nas fachadas". Também deverá ser demolida a cobertura construída junto à empena principal em 1999. "Ainda no sentido de amenizar os impactos, foi priorizada e garantida a visualização do conjunto pelas vias Jerônimo de Ornelas e Ramiro Barcelos, onde se situa a frente do prédio e entrada principal."

O projeto prevê que as intervençôes deverão ser realizadas conforme proposta de Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) já apresentada à Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge). O texto estabelece ainda que "o regime urbanístico a ser observado no EVU é o previsto pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre (Lei Complementar nº 434, de 1º de dezembro de 1999) para a Macrozona 01, Unidade de Estruturação 054, Subunidade 01". Após aprovação do EVU, o processo de licenciamento urbano-ambiental deverá seguir os trâmites normais.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
          
Sandra Goulart (reg. prof.4882)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)