Plenário

Aprovado uso do 60+ para placas de prioridade a idosos

Paulo Brum alega que a imagem utilizada atualmente coloca como incapazes as pessoas com mais 60 anos

Movimentações de Plenário.  Na foto: vereador Paulo Brum
Vereador Paulo Brum, autor da proposta (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Em sessão extraordinária na manhã desta segunda-feira (10/12), a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, projeto de lei do vereador Paulo Brum (PTB) que estabelece um novo pictograma, uma imagem de pessoa ereta com 60+ ao lado, para ser utilizado em placas que sinalizam atendimento prioritário a idosos e espaço reservado a essas pessoas em locais públicos ou privados na Capital. O novo pictograma já vem sendo usado em diversas ciades do Brasil. O texto recebeu a emenda de nº 1, de autoria do vereador Felipe Camozzato (Novo), que foi rejeitada.

Segundo o autor do projeto, é constrangedor aos idosos encontrarem placas que indiquem que são incapazes, com a representação de uma pessoa com costas intensamente curvadas e uma bengala. “A imagem, que é quase onipresente, sinaliza as situações em que é dada preferência para idosos como assentos de ônibus, filas de supermercados, vagas de estacionamento”, enfatiza. O novo símbolo foi escolhido após intensa campanha, principalmente na internet, para a mudança do símbolo atual no Brasil. “O atual é completamente ultrapassado, sendo necessário a sua substituição por algo mais moderno”, defende.

Conforme Paulo Brum, figuras, desenhos ou imagens em placas, adesivos, luminosos e outros objetos sinalizadores de prioridade em atendimento ou serviço ou ainda de espaço reservado que mostram a figura de um idoso portando bengala ou com as costas arqueadas, que mal consegue se manter em pé, "não espelham apropriadamente a população idosa contemporânea, cujos integrantes, em sua maioria, continuam muito ativos depois de atingir 60 anos de idade, demonstrando higidez física e mental". Além disso, o símbolo atual ainda contribui negativamente para a manutenção da boa autoestima dos idosos e pode estimular atitudes de preconceito ou discriminação contra eles, em razão, unicamente, de sua idade mais avançada.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:60+sinalização urbanalocais prioritários para idososidososvereador Paulo Brum (PTB)