Revitalização do Centro

Cais: Vereadores conhecem, de barco, detalhes do projeto

A proposta do Executivo está prevista para ser votada no dia 21 de dezembro Foto: Tonico Alvares
A proposta do Executivo está prevista para ser votada no dia 21 de dezembro Foto: Tonico Alvares
Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre fizeram, nesta terça-feira (8/12), um percurso pela orla do Guaíba, com o objetivo de conhecer detalhes do projeto do Executivo que trata da revitalização da área. Conforme explicou o secretário estadual Extraordinário da Copa de 2014, Paulo Odone, a revitalização prevê áreas para comércio, turismo, gastronomia, lazer e cultura. "Queremos entregar à população um espaço público para uso. Mais do que para turistas, será uma área dos porto-alegrenses", avaliou.

A aprovação do projeto de lei pela Câmara Municipal é pré-requisito para que o Estado elabore o edital de licitação internacional para arrendamento ou concessão da área. "Nada será iniciado antes que a Câmara discuta e aprecie a proposta", disse o secretário. O empreendimento deverá ser realizado por meio de Parceria Público-Privada e a expectativa, explicou Odone, é de que as obras sejam concluídas até 2014, ano em que Porto Alegre será subsede dos jogos da Copa do Mundo.

O presidente do Legislativo porto-alegrense, vereador Sebastião Melo (PMDB), lembrou que a votação do projeto de revitalização do Cais está marcada para ter início no dia 21 de dezembro. Melo avaliou ainda que "a proposta foi amplamente discutida na Câmara, através de audiência pública, reuniões e visitas ao Cais".

Edemar Tutikian, coordenador executivo do projeto de revitalização do Cais e Presidente da Comissão Técnica de Avaliação, salientou o conceito de construção ambientalmente sustentável, que respeita toda legislação vigente. Sobre o muro da Avenida Mauá, Tutikian esclareceu: "O projeto não prevê alterações no muro, que é um instrumento importante para a capital".

Participaram do percurso o secretário estadual do Desenvolvimento e de Assuntos Internacionais Márcio Biolchi, o vice-prefeito e secretário municipal Extraordinário da Copa de 2014, José Fortunati, e os vereadores Airto Ferronato (PSB), Alceu Brasinha (PTB), Aldacir Oliboni (PT), Bernardino Vendruscolo (PMDB), Elias Vidal (PPS), Ervino Besson (PDT), Haroldo de Souza (PMDB), João Carlos Nedel (PP), Paulinho Rubem Berta (PPS),  Nelcir Tessaro (PTB),   Dr. Raul (PMDB), Dr. Thiago (PDT), Valter Nagelstein (PMDB) e Waldir Canal (PRB).

Taidje Gut (reg. prof. 13614)


Alguns pontos da revitalização do Cais Mauá tratados durante o percurso:

— próximo à Rodoviária, na área das docas, seriam construídas duas torres comerciais, com espaço para escritórios e estacionamento.

— O prédio onde antes funcionava uma fábrica de gelo seria transformado em espaço cultural, possivelmente um museu.

— próximo à Usina do Gasômetro está prevista a construção de hotel, shopping e centro de convenções.

— Os armazéns seriam revitalizados para abrigar bares, restaurantes e lojas. A proposta prevê a substituição das paredes de alvenaria por vidros para possibilitar a visão da paisagem.

— Na beira do cais, seriam construídas plataformas flutuantes para pedestres que ficariam mais altas ou mais baixas conforme o nível do Guaíba e serviriam como barreira contra enchentes.

Leia também:

Projeto Cais Mauá já tem 14 emendas
Cefor esclarece dúvidas sobre Cais Mauá
Discussão sobre Cais Mauá lotou plenário da Câmara
Na pauta o projeto de revitalização do Cais Mauá

Ouça:
Vereadores conhecem em detalhes projeto para o Cais