Homenagem

Câmara destaca 100 anos da Rede La Salle

Irmão Corbellini agradeceu homenagem ao centenário lassalista Foto: Caroline da Fé
Irmão Corbellini agradeceu homenagem ao centenário lassalista Foto: Caroline da Fé

A Câmara Municipal de Porto Alegre destacou nesta quinta-feira (14/6) o centenário da Rede La Salle no Brasil. A homenagem foi sugerida pelo vereador Professor Garcia (PPS). O vereador revelou ser eternamente grato aos irmãos lassalistas, que o ajudaram muito na sua formação pessoal e profissional. Observou que seus filhos estudaram em escola da instituição e que foi professor na rede até 1996, quando se elegeu vereador.

Garcia agradeceu também homenagem recebida pelo La Salle Dores, que colocou seu nome em sala onde atuou. "A educação religiosa dos irmãos lassalistas é algo perene. Só temos a agradecer a construção de um mundo melhor e mais fraterno proporcionado pela Rede La Salle".

Em nome da rede, falou o irmão Marcos Antônio Corbellini, provincial da Província Lassalista de Porto Alegre, que agradeceu aos vereadores e, em especial a Garcia, pela homenagem recebida. Fez um breve histórico da atuação do La Salle na cidade, desde a chegada dos primeiros irmãos a Porto Alegre, e destacou o compromisso da rede em oferecer educação também para crianças pobres. "O La Salle espera poder continuar realizando este trabalho, sempre com o apoio do poder público e de outras parcerias."

A Rede La Salle de Educação possui atualmente no Brasil 39 instituições de ensino, com 33 mil alunos, 3 mil educadores e 200 irmãos em 11 estados e no Distrito Federal. No mundo, a La Salle está em 80 países através de 1.037 instituições.

José Ismael Heinen (Dem) destacou a figura do fundador da irmandade, São João Batista de La Salle. "Era um homem de visão muito além de seu tempo, que há 300 anos já dizia que só a educação liberta. Somente quando a educação se tornar prioridade teremos concretizado o legado de La Salle".

João Carlos Nedel (PP) afirmou que os lassalistas são homens firmes na fé que levam o evangelho através da educação. "São homens que, com suas escolas, contribuem para um mundo novo e melhor. A dimensão cristã não é um acréscimo no La Salle, ela está no início, no meio e no fim de tudo".

Cláudio Sebenelo (PSDB) lembrou dos professores que teve no Colégio Dores, onde estudou, e elogiou o pioneirismo de São João Batista La Salle na educação. "O ensino lassalista deixa uma marca indelével em cada aluno ao mostrar que só o conhecimento liberta".

Elói Guimarães (PTB) acrescentou que já se vão cem anos em que o La Salle fabrica homens e mulheres através da educação. Ex-aluno da Escola São João Batista, o vereador revelou que "lá pôde buscar toda uma filosofia presente na instituição".

A cerimônia foi prestigiada por dirigentes, funcionários e alunos da Rede La Salle.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)