Sessão Solene

Câmara homenageia os 200 anos do Instituto Marista

Homenagem à passagem do bicentenário do Instituto Marista.
Etges recebeu a homenagem em nome dos maristas (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta terça-feira (4/7) sessão solene em homenagem ao transcurso do bicentenário do Instituto Marista. A proposição é da Mesa Diretora da Câmara, que homenageia o Instituto Marista pelos seus 200 anos completados em janeiro de 2017 e por sua forte atuação na educação desde o ensino fundamental até o nível superior e na pesquisa tecnológica.

O vereador Cassio Trogildo (PTB), que abriu a solenidade, destacou que a tarde de homenagem teve como objetivo o reconhecimento do legislativo municipal e dos 36 vereadores pelos dois séculos de existência que a instituição completa. “É com satisfação que através desta Casa recebemos a Rede Marista para legitimar a grande contribuição que tem desenvolvido a milhares de pessoas. Vida longa à Rede Marista”.
A proponente pela Mesa Diretora, vereadora Mônica Leal (PP), defendeu a homenagem como uma forma de agradecimento pela missão marista, sendo extremamente sólida no Brasil no campo educacional e religioso. “Minha formação acadêmica pelo curso de Jornalismo foi pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grade do Sul (PUC/RS) e a estrutura e o cuidado que a entidade tem em formar excelentes profissionais define o bicentenário ao longo do tempo”. 

A vereadora ainda estendeu a homenagem a todos os servidores da organização religiosa e institucional. “Transmito também essa homenagem a todos os que trabalham e contribuem para o desenvolvimento do Instituto Marista, que tanto nos dá alegria e satisfação. O centro de tudo que a Rede Marista faz é de cuidar das pessoas. A nossa gratidão é a homenagem do coração a esta entidade”. 

O presidente da Rede Marista, irmão Inácio Etges, agradeceu a homenagem do legislativo municipal e declarou que em 2017 maristas de todo mundo vivem um momento especial, celebrando os 200 anos completados pela instituição. “Completar o bicentenário nos enche de orgulho e gratidão pelo nosso passado, mas também nos desafia a pensar no futuro com esperança. O propósito que nos move, transformar o mundo e a vida de milhares de pessoas pela educação, nos impulsiona a celebrar nosso bicentenário deixando um legado concreto para o presente e futuro da sociedade”. E aproveitou para agradecer a intensa dedicação de todos que atuam na instituição e pela confiança de todos que passaram pela instituição. E finalizou dizendo: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que constroem, ou seja, temos o nossa missão de unir e trazer o crescimento educacional  através do espírito evangelístico”.

O vereador João Carlos Nedel (PP), que também esteve presente, enalteceu o trabalho realizado pela instituição. “A contribuição do Instituto Marista tem sido essencial para o desenvolvimento nas áreas de educação, de saúde e social”. O vereador Aldacir Oliboni (PT) completou sua fala dizendo que ao longo dessa história não somente se preparou profissionais mas também se preparou o caminho pastoral no estado. “Estendemos nossa enorme gratidão pelo trabalho da PUC e da Rede Marista pela dedicação de formar pessoas”.

História

O começo teve início no ano de 1817, no pequeno vilarejo de La Valla, na França, quando o jovem padre Marcelino Champagnat criou a ordem religiosa Instituto Irmãos Maristas. No Brasil, a chegada foi em 1897, na cidade de Congonhas do Campo (MG). Em 1903 vieram da França os primeiros irmãos para Belém do Pará. O prédio da Avenida Nazaré foi inaugurado em 1930. E em 1943 o Instituto Nossa Senhora de Nazaré passa a se chamar Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré. Atualmente, os maristas estão presentes em 82 países. Presente em 16 cidades do Rio Grande do Sul, seis cidades da Região Amazônica e em Brasília, hoje a Rede Marista conta com mais de 50 mil estudantes, 60 mil atendidos e 11 mil colaboradores, entre irmãos maristas e profissionais de diversas áreas.  Aqui na capital possui 18 colégios, 19 unidades gratuitas, organizadas em áreas vulneráveis, entre elas no bairro Mario Quintana, na Vila Safira Nova e na Ilha dos Marinheiros.

A PUCRS foi a primeira universidade marista do mundo, iniciando em 1948 nas dependências do Colégio Marista Rosário, no centro de Porto Alegre. Conforme o documento Missão Marista na Educação Superior (2010), “a proposta de uma educação superior, com as características do jeito marista de educar, é absolutamente viável, necessária e fiel ao carisma marista”.

Também estiveram presentes o vice-presidente da Rede Marista, irmão Deivis Fischer, o reitor da PUC/RS e Integrante do Conselho de Administração da Rede Marista, irmão Evilázio Teixeira, o coordenador do Centro Social Marista de Porto Alegre e diretor do Colégio Marista, irmão Jaime Biazus, o integrante do Conselho de Administração da Rede Marista irmão Odilmar Fachi e o vereador Reginaldo Pujol (DEM)

Texto: Priscila Bittencourte (14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)