Solene

Câmara homenageia 80 anos da Federasul

José Cairoli, da Federasul, entre Braga Rosa e Maristela Meneghetti Foto: Caroline da Fé
José Cairoli, da Federasul, entre Braga Rosa e Maristela Meneghetti Foto: Caroline da Fé

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, na tarde desta terça-feira (30/10), a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul) pela passagem dos seus 80 anos. De acordo com o vereador Newton Braga Rosa (PP), proponente da homenagem, o evento une o Parlamento municipal a uma entidade empresarial firme e arrojada. “A Federasul representa hoje algo como 40% do PIB (Produto Interno Bruto) gaúcho”, disse Braga Rosa, salientando que a entidade tem a missão de nortear muitos empresários do Estado. “São 80 anos de muito trabalho e dedicação”.

O presidente da entidade, José Paulo Dornelles Cairoli, disse que a Federasul conta, atualmente, com 230 associações empresariais, representando todos os setores da economia gaúcha.  "Mantendo coerência histórica em sua atuação institucional, a Federasul se legitimou para defender os interesses do empresariado. Por isso, está presente de forma pró-ativa nas principais instâncias da sociedade gaúcha, em busca da promoção do desenvolvimento econômico e social", disse Cairoli.

O dirigente lembrou que o primeiro passo para a criação da Federasul foi dado em Bagé, em 1927, com a fundação da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul. “Logo depois, Porto Alegre nos acolheu com a definição do prédio da Associação Comercial de Porto Alegre como a sede da Federasul.” Cairoli salientou ainda que o tema principal do 80º aniversário da entidade é a inovação. "Inovar significa apostar na parceria como caminho de solução dos nossos grandes problemas.” Também ressaltou que a Federasul é uma casa aberta a todos. “Não somos nem adversários, nem submissos.”

Na solenidade, manifestaram-se em nome de suas bancadas os vereadores Adeli Sell (PT), João Carlos Nedel (PP), Claudio Sebenelo (PSDB), Nilo Santos (PTB), Bernardino Vendruscolo (PMDB) e José Ismael Heinen (Dem). Também prestigiaram a homenagem, dirigida pela presidente em exercício da Câmara, vereadora Maristela Meneghetti (Dem), o secretário estadual de Relações Institucionais, Celso Bernardi, que na oportunidade representou o governo do Estado; o presidente do Conselho Deliberativo da Federasul, Anton Karl Biedermann; o presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no RS (OAB-RS), Cláudio Lamacchia, entre outras autoridades.

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)