Grande Expediente

Câmara homenageia Inter pela conquista da Libertadores

Jogador Fernandão dá autógrafo durante homenagem ao Inter na Câmara Foto: Juliana Freitas
Jogador Fernandão dá autógrafo durante homenagem ao Inter na Câmara Foto: Juliana Freitas

Fernando Carvalho recebe título de Líder Esportivo

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou nesta segunda-feira (11/9) homenagem ao Sport Club Internacional pela conquista da Copa Libertadores da América de 2006. A cerimônia foi proposta pelos vereadores Ibsen Pinheiro (PMDB) e Ervino Besson (PDT). O presidente do Inter, Fernando Carvalho, os jogadores Fernandão, Clemer, Ceará, Iarley, Índio e Marcelo, o técnico Abel Braga e o preparador físico Paulo Paixão participaram do ato, que contou ainda com a presença de atuais e ex-dirigentes do clube. Na cerimônia, Carvalho recebeu o título de Líder Esportivo, proposto pelo vereador Nereu D’Avila (PDT).

Fernando Carvalho disse que hoje é um dia de muita emoção para ele e para os torcedores do Internacional. “Esta conquista está muito bem representada aqui por quem mais merece, que são os jogadores. A vitória do Inter não é de uma pessoa, mas de todos nós colorados e dos profissionais que fizeram da camiseta a sua segunda pele.”

Nereu d’Avila ressaltou a liderança de Fernando Carvalho e observou que desde o ano passado, quando apresentou o projeto que concede o título ao presidente colorado, já avistava as conquistas que estavam por vir. “Nada cai do céu. Tudo é conquistado com sacrifício. Há tempos aplicou-se uma mentalidade competente na administração. O Inter cresceu por dentro e agora veio o resultado por fora.”

Ibsen Pinheiro saudou Carvalho dizendo que nada se faz sem comando e sem liderança. Para ele, a Libertadores não foi acidental, é produto da grandeza de um clube que soube se ajustar às dificuldades do futebol. “Bons times não fazem grandes clubes, mas grandes clubes estão sempre presentes em todas as competições.”

Ervino Besson lembrou de grandes conquistas do Inter no passado e comparou o time gaúcho à Seleção Brasileira. “Se o Brasil tivesse tido a garra colorada, quem sabe teríamos conquistado a Copa de 2006.” Elogiou ainda a administração de Carvalho.

O vereador Haroldo de Souza (PMDB), narrador de futebol, ocupou a tribuna e, numa homenagem ao Inter, narrou um dos gols de Rafael Sóbis na vitória sobre o São Paulo no primeiro jogo da decisão da Libertadores.

Cláudio Sebenelo (PSDB) disse que há 67 anos esperava pelo título e que tinha certeza da conquista após a vitória em São Paulo. “Ganhamos não aqui, mas no Morumbi. Terminado o jogo, nós os colorados choramos os sofrimentos transformados em êxtase, com a disseminação da felicidade por todas as ruas, por todos os poros da cidade. Ainda estou flutuando de felicidade.”

Maristela Maffei (PSB) observou que mesmo nos piores momentos da vida o futebol tem o poder de nos levantar. Acredita que após a Libertadores o Inter chegará a campeão do mundo. “Foi com a paixão pelo colorado que aprendi a tremular uma bandeira.”

Paulo Odone (PPS) afirmou que só se ganha um título da grandeza da Libertadores quando se tem um grupo solidário, que veste a camisa como se fosse a do time de seu coração. “A conquista não foi um acaso. O Inter se planejou para isso. Além da alegria da nação colorada, ganhou o respeito de todo o Rio Grande , inclusive o do Grêmio.”

Cassiá Carpes (PTB) revelou que seu filho é torcedor fanático do Inter. “Ele se apaixonou pela grandeza e pela força da torcida colorada quando fui treinador do clube.” Elogiou a hombridade do Internacional: “Foi um Inter combativo, determinado e altaneiro. Espero que conquiste o mundo para termos aqui dois clubes campeões do mundo.”

Marco Marocco (reg. prof. 6062)