Presidência

Cassio Trogildo participa do OP na Lomba do Pinheiro

A comunidade escolheu os projetos que vão receber os investimentos destinados para a região

  • Reunião do Orçamento Participativo na Lomba do Pinheiro - Cássio Trgildo
    O presidente da Câmara destacou a importância de preservar o OP (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Reunião do Orçamento Participativo na Lomba do Pinheiro - Cássio Trgildo
    Autoridades e representantes dos moradores debateram demandas (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Cassio Trogildo (PTB), participou, no sábado, da Plenária Regional da Lomba do Pinheiro do Orçamento Participativo (OP) 2016-2017. Na assembleia realizada no ginásio do Centro Promoção da Criança e do Adolescente, a comunidade escolheu os projetos que vão receber os investimentos destinados para a região, totalizando R$ 2,371 milhões em recursos para demandas de habitação, saneamento básico, assistência social, pavimentação e cultura.

Como lembrou Trogildo, o OP é um instrumento já incorporado na história de Porto Alegre. "Nestes 27 anos, muitas coisas boas foram realizadas. A democracia participativa faz parte da cidade, prova disto é que, nesta última eleição para prefeito, não foi nem colocado em pauta pelos candidatos a possibilidade de não continuidade do OP. São demandas amplamente debatidas pela população", disse.

Os representantes da comunidade reclamam de obras atrasadas. De acordo com o conselheiro Diaran Laone, "o OP está caindo em descrédito devido ao atraso nas obras já aprovadas, como a do CAR Lomba do Pinheiro e do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs)". 

O prefeito Jose Fortunati destacou que a grande maioria das obras está sendo executada. Segundo ele,  alguns atrasos ocorrem em função da crise econômica do país. "Temos atrasos pontuais devido à grave dificuldade financeira do país, do Estado e logicamente dos municípios. Dependemos de repasses e de recursos do governo federal para concluir algumas demandas", falou.

O  evento contou com a presença do vereador Claudio Janta (SD), de secretários municipais, membros da comunidade e outras autoridades. Também foram eleitos os representantes da região no Conselho do OP (COP).

Alguns números do OP desde 1990:
Total de obras:          8.901
Obras concluídas:   6.803 
Iniciadas:                   1.993
Não iniciadas:            105 

Texto: Jonathan Colla (reg. prof. 18352)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)