Sessão Solene

Coronel Irani Siqueira é o novo Cidadão da Capital

Elói Guimarães (e) e Maria Celeste (d) entregam diploma a Siqueira Foto: Fernanda Fell
Elói Guimarães (e) e Maria Celeste (d) entregam diploma a Siqueira Foto: Fernanda Fell

A Câmara de Porto Alegre concedeu nesta quarta-feira (28/11) o título de Cidadão de Porto Alegre ao coronel Irani Flôres de Siqueira, que além da carreira militar extensa também atuou como assessor parlamentar do Comando Militar do Sul na Câmara de Vereadores e na Assembléia Legislativa gaúcha. A solenidade, ocorrida no Plenário Otávio Rocha, foi proposta pelo vereador Elói Guimarães (PTB) e prestigiada por diversas autoridades militares.

Nascido em Montenegro, o coronel iniciou a carreira militar na década de 50, quando se especializou em áreas como guerra na selva e filosofia política, tornando-se oficial do Exército em 1960. Mestre em gestão empresarial e formação profissional, ele proferiu diversas palestras para cursos de graduação e pós-graduação em instituições universitárias no Brasil e na Argentina. Em 1995 assumiu a tarefa de assessorar o Comando Militar do Sul nos Legislativos da Capital e do Estado do Rio Grande do Sul.

Elói Guimarães (PTB) destacou a trajetória do homenageado e afirmou que “a biografia do coronel Siqueira é extraordinária". Lembrou que Siqueira "colaborou muito com a cidade de Porto Alegre em suas atribuições militares”, disse. O vereador também ressaltou que, na atividade como assessor parlamentar, Irani Siqueira teve uma missão importante na interlocução da área militar com a civil. "Ele institucionalizou as relações fundamentais entre o Exército e o mundo civil. A homenagem de hoje é um agradecimento de Porto Alegre ao coronel”, afirmou Elói.

O novo cidadão de Porto Alegre agradeceu o reconhecimento da Casa e destacou ser significativo ter recebido o título diante de colegas de farda. “Registro a homenagem como se fosse para o Exército Brasileiro, que procurei representar com dignidade. Pude na Câmara ser o interlocutor do Comando Militar com o Parlamento, quando procurei desempenhar com honra minhas funções”, ressaltou.

Ele informou que desde o último dia 30 de setembro não desempenha mais a função nos Legislativos, mas que a Casa ficará bem servida com seu substituto, o coronel Cantagallo. O coronel Irani Flôres de Siqueira obsevou que, nos 234 anos de história, a Câmara honrou a cidade com civismo e ética. “Aqui fiz grandes amigos, como Dilamar Machado, Tereza Franco e Isaac Ainhorn, já falecidos”, lembrou.

A solenidade foi conduzida pela presidente da Câmara, vereadora Maria Celeste (PT), e em nome de suas bancadas falaram os vereadores Guilherme Barbosa (PT), Ervino Besson (PDT), João Carlos Nedel (PP), José Ismael Heinen (Dem) e Bernardino Vendruscolo (PMDB). O general-de-brigada Manoel Luiz Pafiadache, chefe do Estado Maior, representou o Comando Militar do Sul, entre outras autoridades militares.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)