Cultura

Cultura afro é tema de três exposições de artes plásticas

Obra de Pelópidas Thebano Foto: Tonico Alvares
Obra de Pelópidas Thebano Foto: Tonico Alvares

Três exposições de artes plásticas podem ser visitadas até 7 de dezembro na Câmara Municipal de Porto Alegre. Estão em cartaz Cultura Afro, de J. Altair, no T Cultural Tereza Franco, e Africanidades, de Pelópidas Thebano, no saguão do Salão Adel Carvalho, além de instalação de Leandro Machado no mezanino do 3º piso. As mostras foram abertas na 28ª Semana da Consciência Negra do Legislativo da Capital, encerrada no dia 20.

J. ALTAIR - João Altair começou a pintar nos anos 50 incentivado pelo artista italiano Vicente Pellasca. De 1965 a 1970, morou em São Paulo, onde atuava como arte-finalista. Nos fins de semana, percorria as feiras das praças de Embu e da República para expor obras. A religião, além de tema permanente de sua pintura, faz parte de seu dia-a-dia. J. Altair é babalorixá - o ultimo grau na hierarquia afro-umbandista. Joga búzios e tarô. Tem obras em acervos na Rússia, Alemanha e Estados Unidos e em coleções particulares na Bélgica, Israel, Egito, França, Japão, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

PELÓPIDAS - Pelópidas Thebano Ondemar Parente nasceu em 23 de abril de 1934. Destacou-se em desenho artístico. Participou do concurso estadual patrocinado pela Liga de Defesa Nacional no período de 1946 a 1947. Nas décadas de 50 a 90, trabalhou como figurinista de bloco de carnaval. No serviço público estadual, atuou como desenhista técnico profissional em arquitetura, paisagismo, urbanismo, topografia e engenharia. Desde 1985 trabalha como artista plástico e escultor. É filiado à Associação dos Escultores do Rio Grande do Sul e co-criador da obra pública O Tambor, instalada na Praça Brigadeiro Sampaio. Em 28 de abril passado, realizou sua primeira exposição individual na Galeria Espaço-IAB. Atualmente desenvolve desenho para a Pedra do Bará, no Mercado Público. Às 19 horas desta terça-feira (20/11), Thebano será homenageado com o Troféu Carlos Santos, em sessão solene na Câmara.

LEANDRO - Nascido em 1970 em Porto Alegre, Leandro Machado cursou o Bacharelado em Artes Plásticas, habilitação Pintura (2003), e a Licenciatura em Educação Artística (2007) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Realizou as exposições individuais Fragmentos, na Casa de Cultura Mario Quintana (1998); Negro Black Noir, na Galeria Iberê Camargo, da Usina do Gasômetro (2004); Deslocamento, trajeto e percurso, na Galeria Subterrânea (2007), e Farpa no Coração, na Galeria Arte e Fato (2011).

A exposição de J. Altair tem curadoria do artista plástico Vinícius Vieira. A artista Adriana Xaplin é curadora das mostras de Pelópidas Thebano e Leandro Machado.

De segunda a quinta-feira, as mostras estão abertas das 9 às 18 horas. Na sexta-feira, das 9 às 16h30min. Entrada franca. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Informações: e-mail claudiah@camarapoa.rs.gov.br e telefone (51) 3220-4392.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)