Pauta

Ex-jogador Tinga receberá Título de Cidadão de Porto Alegre

Valter Nagelstein (PMDB) Foto: Leonardo Contursi/CMPA
Valter Nagelstein (PMDB) Foto: Leonardo Contursi/CMPA (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre concederá na próxima terça-feira (26/4), às 19 horas, no Plenário Otávio Rocha, o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao ex-jogador de futebol Paulo Cesar Fonseca do Nascimento, mais conhecido como Tinga. Proposta pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB), a homenagem é fruto do reconhecimento de sua trajetória profissional no futebol, que, segundo Nagelstein, "primou pela excelência e, para além do esporte, reivindicou igualdade e conscientização contra o racismo".

De acordo com Nagelstein, no dia 14 de fevereiro de 2014, durante o segundo tempo da partida entre o Cruzeiro (Belo Horizonte) e o Real Garcilaso, na primeira rodada da Copa Libertadores da América de 2014, no Peru, Tinga foi alvo de ações de racismo por parte da torcida peruana. “Quando o jogador do Cruzeiro tocava na bola, a torcida do Garcilaso imitava o som de macacos. Após o término da partida, Tinga lamentou o ocorrido e afirmou que trocaria todos os seus títulos por igualdade”, relata o vereador. O Projeto de Lei lembra que, em 2005, Tinga já havia sido vítima da prática de racismo, quando jogava pelo Sport Club Internacional. 

Trajetória 

Nascido em Porto Alegre, no dia 13 de janeiro de 1978, no Bairro Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre, Paulo César Tinga começou sua carreira no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, no qual disputou três edições da Copa Libertadores da América e conquistou, entre outros títulos, a Copa do Brasil, em 1997 e 2001. Depois, jogou pelo Kawasaki Frontale (Japão) e pelo Botafogo (ambos por empréstimo junto ao Grêmio), retornou ao Tricolor Gaúcho e, em 2004, foi vendido ao Sporting (Portugal). 

Em 2005, Tinga retornou ao futebol brasileiro para jogar no Internacional. Em 2006, o jogador se apresentou ao Borussia Dortmun (Alemanha) e, em maio de 2010, se despediu do clube, para retornar  ao Internacional, no qual conquistou novamente a Copa Libertadores da América em 2010 e o Campeonato Gaúcho em 2011, além da Recopa Sul-Americana de 2011.  Em 2012, Tinga atuou no Cruzeiro Esporte Clube de Minas Gerais, onde encerrou sua carreira. 


Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)