Fórum

Prefeito aceita criar núcleo de defesa do bem-estar animal na Smam

Fórum do Bem-Estar dos Animais fez mais uma reunião ontem na Câmara Foto: tonico alvares
Fórum do Bem-Estar dos Animais fez mais uma reunião ontem na Câmara Foto: tonico alvares

O coordenador do Fórum pelo Bem-Estar dos Animais, vereador Claudio Sebenelo (PSDB), informou, na reunião do Fórum desta segunda-feira (29/5) à noite, que o prefeito José Fogaça se comprometeu a apresentar um projeto que permita criar um núcleo, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), responsável pelas políticas públicas de defesa do bem-estar dos animais. A proposta, segundo Sebenelo, seria apresentada no prazo de um mês.

Sebenelo, que também é vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, e a vereadora Mônica Leal (PP) participaram, no final da tarde de segunda-feira, de reunião com o prefeito. Na ocasião, eles reivindicaram que a defesa do bem-estar animal tenha órgão próprio no município, já que o Centro de Controle de Zoonoses, que faz o recolhimento de animais domésticos abandonados nas ruas da cidade, está vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem a missão de cuidar da saúde humana.

Pela proposta, a Smam também ficaria encarregada de promover campanhas educacionais quanto à necessidade de cuidar do bem-estar animal. Sebenelo comemorou a disposição do prefeito em atender a reivindicação da Cosmam e elogiou o empenho das ONGs. “Temos a meta de transformar Porto Alegre em uma cidade que não sacrifica mais seus animais abandonados.” Segundo ele, ficou provado, na reunião, que é possível fazer controle de zoonoses e, paralelamente, cuidar do bem-estar animal. Para Mônica Leal, a implantação desse novo núcleo da Smam seria um primeiro passo para a implantação de políticas públicas nesta área. “Não temos nenhuma secretaria, atualmente, que trate do bem-estar animal. O mérito desse avanço é do nosso Fórum.”

Também participaram da reunião com o prefeito os secretários municipais da Saúde, Pedro Gus, do Meio Ambiente, Beto Moesch, e de Coordenação Política e Governança Local, Toni Proença, a coordenadora-geral da Vigilância em Saúde, Denise Aerts, além de representantes de organizações não-governamentais (ONGs) que atuam na defesa dos animais.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)