Plenário

HPS recebe homenagem pelo 64º aniversário

Azambuja (C) com vereadores Foto: Pedro Revillion
Azambuja (C) com vereadores Foto: Pedro Revillion

Os 64 anos do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) foram lembrados na sessão desta quinta-feira (24/4) da Câmara Municipal. Proposta pelo vereador Dr. Raul (PMDB), a homenagem contou com as presenças do diretor-geral do HPS, Paulo Roberto Franco Azambuja, do diretor técnico Márcio Pizatto, e de diversos funcionários da instituição.

Dr. Raul disse que, apesar das dificuldades enfrentadas, o Pronto-Socorro continua a salvar vidas de forma segura e eficiente, atendendo em mais de 17 especialidades. “A população confia no HPS”, enfatizou. O vereador lembrou que, há 30 anos, foi estagiário do hospital, uma experiência  de importância fundamental para o aprimoramento de sua carreira de médico. "É preciso agora trabalhar para que a reforma do HPS comece o mais rápido possível, para qualificar ainda mais a assistência à população".

Ao agradecer a homenagem, o diretor-geral resgatou a história do HPS. Paulo Azambuja lembrou que a instituição foi inaugurada em 19 de abril de 1944, e, desde então, funciona 24 horas o ano inteiro. Segundo o diretor, muito antes da Constituição de 1988, o HPS já prestava assistência de urgência e emergência universal e igualitária.

Azambuja atribuiu à dedicação e ao preparo dos funcionários o fato de o HPS ser referência nacional em urgência e emergência. Lamentou, porém, a defasagem de pessoal e pediu aos vereadores que agilizem junto ao Executivo a contratação dos médicos aprovados no último concurso. Ao final da homenagem, funcionárias do HPS receberam flores em nome da diretoria do hospital.

Também saudaram os 64 anos do HPS os vereadores Claudio Sebenelo (PSDB), João Bosco Vaz (PDT), João Antonio Dib (PP), Aldacir Oliboni (PT), Elói Guimarães (PTB) e Dr. Goulart (PTB).

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)