Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão plenária desta segunda-feira (31/3) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

HOMENAGEM - José Ismael Heinen (DEM) discursou em homenagem ao comandante do Colégio Militar de Porto Alegre, coronel Fernando Vasconcellos Pereira, que está deixando a função e sendo promovido a general-de-brigada. Observou que, além de diretor competente, Pereira se destacou por realizar uma administração baseada na camaradagem, no afeto e na amizade. “Estou convicto que a passagem do coronel como comandante do Colégio Militar ficará registrada como exemplo de afeto na forma de educar. (MAM)

PALESTINOS – Maristela Maffei (PCdoB) prestou homenagem ao povo palestino, que comemorou domingo (30/3) o Dia da Terra. Conforme lembrou a vereadora, a data marca o assassinato de seis palestinos na Galiléia, em 30 de março de 1976, por tropas israelenses, durante protestos pacíficos contra o confisco de terras. Para Maristela, a data simboliza  ainda o dia da unificação dos territórios pelestinos, “que continuam vivos”. A homenagem teve a presença da presidente da Sociedade Árabe-Palestina da Grande Porto Alegre, Fátima Ali. (RT)

HPS I – Margarete Moraes (PT) afirmou estar preocupada com a situação do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). "A sala de UTI de trauma está interditada, e o HPS, que sempre foi um exemplo de emergência, não pode passar por esse tipo de problema." Na opinião de Margarete, os ratos e as fezes  dos  pombos ajudam a proliferar a infecção hospitalar. "Pessoas que procuram tratamento por acidentes acabam sendo contaminados pela infecção, causando outro problema ao paciente." (RT)

PRAÇAS – Alceu Brasinha (PTB) parabenizou o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, pelo lançamento do livro sobre as praças e parques de Porto Alegre. Segundo o vereador, muitos locais mostrados no livro são desconhecidos da população. Falou também da qualidade do material de divulgação e de as fotos serem de ótima qualidade. Quanto ao projeto do Sport Club Internacional, Brasinha acha que o clube está oferecendo pouco, uma vez que utilizará área pública. Para ele, é necessário fazer análise profunda do projeto. (RT)

HPS II – Cláudio Sebenelo (PSDB) lembrou que a infecção que interditou a sala de UTI de trauma do HPS é um tipo de infecção que pode estar em qualquer hospital. Segundo ele, esta bactéria se instala nas salas dos hospitais pelo uso freqüente de antibióticos, fazendo com que a bactéria se torne resistente. Outro problema, disse Sebenelo, é que as pessoas que utilizam esse serviço estão com a imunidade baixa, propiciando a proliferação da bactéria. Disse ainda que o HPS não tem só problema de infecção, mas também falta de recursos humanos. (RT)

HPS III - Neuza Canabarro (PDT) citou visita da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal ao Hospital Pronto Socorro, na última sexta-feira (28/3). “Coincidiu com o enorme problema que resultou no fechamento da UTI. A proliferação da bactéria pode ser devido à falta de servidores.” Também explicou que, após a visita, a Comissão solicitou ao Executivo, em pedido de providências, o número de vagas em aberto no HPS, além do número e localização de médicos, enfermeiros e técnicos que estejam em desvio de funções em áreas administrativas ou cedidos. (TG)

HPS IV - João Dib (PP) ressaltou que HPS serve à cidade há 64 anos, idealizado por prefeito José Loureiro da Silva. Por muito tempo, disse Dib, os três pavimentos do Pronto Socorro atendiam necessidades da cidade, até que, em 1969, o então prefeito Telmo Thompsom Flores entendeu que era hora de ampliar com mais um pavimento. "Durante 16 anos da gestão do PT nenhum pavimento foi acrescido ao HPS. E agora, fazem críticas", disse Dib, acrescentando: "Atire a primeira pedra aquele hospital que nunca teve infecção hospitalar." (CS)

ESCOLA - Professor Garcia (PMDB) criticou pronunciamentos feitos por Aldacir Oliboni (PT) em relação a surgimento de focos de mosquito na Escola Aparício Borges. Segundo Garcia, Oliboni teria feito várias acusações ao secretário Eliseu Santos, mas garantiu que a Vigilância Sanitária havia comparecido ao local e detectado que o mosquito identificado na Escola não era o da dengue. "Apelo para que dirigentes políticos tenham bom senso, a fim de que não percam credibilidade. A tribuna é um instrumento muito forte e deve ser usada com responsabilidade." (CS)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Taidje Gut (reg. prof. 13614)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)