Comissões

Liminar do TJ suspende as atividades da CPI da Saúde

Tessaro questionou validade da assinatura de Neuza Canabarro Foto: Tonico Alvares
Tessaro questionou validade da assinatura de Neuza Canabarro Foto: Tonico Alvares

Liminar concedida pelo desembargador Armínio José Abreu Lima da Rosa, da Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, determinou a suspensão das atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Câmara Municipal de Porto Alegre. A Liminar atende Mandado de Segurança apresentado pelo vereador Nelcir Tessaro (PTB) e foi expedida nesta segunda-feira (21/3).

"Qestionamos a forma ilegal como foi constituída a CPI. A Justiça entendeu agora que a assinatura da vereadora Neuza Canabarro (PDT) não teve validade, pois ela não estava no exercício da vereança quando o protocolo do pedido de abertura da Comissão foi feito", explicou Tessaro na tarde desta terça-feira (22/3) ao tomar conhecimento da Liminar. Conforme o texto do desembargador Lima da Rosa, a parte adversa deverá responder ao recurso.

Reuniões

Sob a presidência do vereador Pedro Ruas (PSOL), e com a participação dos vereadores Maria Celeste (PT), Airto Ferronato (PSB) e Aldacir Oliboni (PT), desde o dia 4 deste mês vinham sendo realizadas na Câmara Municipal reuniões com o objetivo de investigar fatos relativos ao Programa de Saúde da Família (PSF), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

No dia 3 de março, a vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente do Legislativo da Capital apresentou ao plenário o nome dos vereadores que deveriam integrar essa CPI. Além de Ruas, Celeste, Oliboni e Ferronato, foram listados Idenir Cecchim (PMDB), Sebastião Melo (PMDB), Mauro Zacher (PDT), Nilo Santos (PTB), João Antônio Dib (PP), Paulinho Rubem Berta (PPS), Luiz Braz (PSDB) e Waldir Canal (PRB). Posteriormente, Braz solicitou sua substituição por estar respondendo pela presidência da CPI do ProJovem. Para o seu lugar foi indicado o vereador Mário Manfro (PSDB).

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Ouça: Suspensa CPI da Saúde em Porto Alegre

Leia também:

Saúde: CPI registrou hoje primeiro depoimento
CPI da Saúde faz visita ao MPF
CPI da Saúde define sistemática das reuniões
Ruas declara instalada a CPI da Saúde em Porto Alegre
CPI da Saúde: Ruas prevê novo quorum a partir desta sexta
Ruas considera que CPI da Saúde foi instalada na sexta
Falta de quorum impede instalação da CPI da Saúde