PLENÁRIO

Discursos em Comunicações e Grande Expediente

Nos períodos de Comunicações e de Grande Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (11/5), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

DATAS - Clênia Maranhão (PPS) convidou para o lançamento, no próximo sábado, às 10 horas, da campanha de combate ao câncer de mama, na Escola João Antônio Satte, no Parque dos Maias. Clênia lembrou a lei aprovada pela Câmara que definiu 12 de julho como Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama. A vereadora também destacou que, apesar de 20 de Novembro ser considerada a data mais significativa na luta dos negros brasileiros, o 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura, também merece reflexão. (CS)

DOAÇÃO - João Carlos Nedel (PP) destacou a importância do projeto Mais Vida, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que visa a angariar doadores de sangue e salvar vidas. Segundo ele, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal apoiou a campanha, que reuniu 57 mil doadores, mais de 12 mil deles no Estado. “Parabenizo o vereador Elias Vidal (PPS), que coordenou a equipe da campanha.” (CS)

AMNÉSIA - Haroldo de Souza (PMDB) comentou a “amnésia solidária” do ex-dirigente petista Sílvio Pereira, durante depoimento à CPI dos Bingos da Câmara dos Deputados, ontem. “Ou ele é louco ou é doente”, disse Haroldo. O vereador afirmou que o envolvimento de dirigentes petistas como José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoino e o presidente Lula mostram que “o Brasil está num desmando total.” Também considerou “ridícula” a greve de fome do candidato à Presidência da República pelo PMDB, Anthony Garotinho. (CS)

VILA DIQUE - Margarete Moraes (PT) informou que a Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (Cedecondh) tem ajudado moradores da Vila Dique. De acordo com ela, a Cedeconh está fazendo mediação com o Demhab para o local onde as famílias serão realocadas, uma vez que a área atual faz parte do projeto de ampliação do Aeroporto Salgado Filho. “Mas, lamentavelmente, a prefeitura não tem cumprido sua parte, e o Demhab não tem mandado representantes às reuniões, dizendo que o local não têm condições para o assentamento”, disse. (LO)

SAÚDE – Mário Fraga (PDT) fez considerações sobre a ampliação do horário de atendimento no Posto de Saúde  de Belém  Novo, que está funcionando até as 22 horas. Ressaltou a iniciativa do prefeito José Fogaça, da Secretaria Municipal da Saúde e lembrou que, em abril de 2005, havia pedido a ampliação do horário. Agradeceu às críticas feitas pelo vereador Comassetto, que registrou fotos do posto, mostrando uma fila com cerca de cem pessoas, às 5 horas da manhã. “Quando o PT critica alguma coisa, está nos ajudando”, explicou. (AI)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12.552)
Assessoria de Imprensa