Presidência

Projeto cede terreno para novo prédio do Foro da Capital

Goulart (e) e Conti (d) conversaram sobreprojeto de terreno para o foro Foto: Caroline da Fé
Goulart (e) e Conti (d) conversaram sobreprojeto de terreno para o foro Foto: Caroline da Fé

Em visita ao presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Goulart (PDT), nesta segunda-feira (9/10), o diretor do Foro de Porto Alegre, juiz Giovanni Conti, informou que foi encaminhado pelo Executivo um projeto de lei que desafeta um terreno localizado entre a Avenida Ipiranga e o atual prédio do Foro Central para a construção de uma nova sede do Judiciário exclusivamente para as varas cíveis. No atual local permaneceriam as varas criminais.

Para Conti, este terreno vai proporcionar a construção de um edifício com 56 mil m² e 1.370 vagas de estacionamento. “O prédio atual está com seu espaço defasado. O mais importante é que com este novo prédio vamos resolver este problema e melhorar o atendimento dos cidadãos”, afirmou. Ele também afirmou que será engajado ao projeto o Memorial Prestes, previsto para funcionar em terreno vizinho.

Goulart disse ser fundamental que os vereadores acompanhem este processo. “Devido a angústia física que este importante órgão apresenta, temos que agilizar a tramitação do projeto. Quem ganha é o cidadão de Porto Alegre, que terá um serviço melhor, sem falar nas questões culturais que o Judiciário apresenta também.”

O projeto foi encaminhado à Câmara em 29 de setembro, passará pelas comissões competentes para os pareceres e depois será encaminhado ao Plenário para votação.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12.552)