Plenário

Projeto concede Prêmio Glaucus Saraiva ao Movimento Tradicionalista Gaúcho

Iniciativa de Reginaldo Pujol (DEM) celebra o legado da instituição

  • Visita à mostra em homenagem aos 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG
    Mostra na Câmara celebrou os 50 anos do MTG em 2016. (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Processo de votação do projeto que regulamenta os aplicativos de transporte tipo Uber. Na foto: Lider de governo vereador Reginaldo Pujol
    Autor da proposta, vereador Reginaldo Pujol (DEM). (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Projeto de Resolução nº 037/16, de autoria do vereador Reginaldo Pujol (DEM), que concede o Prêmio Tradicionalista Glaucus Saraiva ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A homenagem visa condecorar a entidade, que completou 50 anos em 2016 e congrega os Centros de Tradições Gaúchas e entidades ligadas à preservação da tradição e dos valores gaúchos.

Fundado oficialmente em outubro de 1966, durante o 12º Congresso Tradicionalista Gaúcho realizado em Tramandaí, o MTG é um organismo social de natureza nativista, cívica, cultural, literária, artística e folclórica. Na justificativa do projeto, o autor salienta que a instituição se tornou um orgulho do Estado pela dimensão mundial. “No Brasil, possui oito federações e uma Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, enquanto, no Exterior, há mais de 20 núcleos, nos quais a cultura, a história e os costumes do Rio Grande do Sul são vivenciados diariamente”, explica Pujol.

Atualmente, o MTG reúne cerca de 1.700 entidades e quase 1 milhão de associados. No ano passado, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene de homenagem e organizou uma exposição para celebrar o cinquentenário da entidade.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)