Projetos

Projeto denomina Rua Airton Ferreira da Silva logradouro do Humaitá

Vereador João Carlos Nedel Foto: Matheus Piccini/CMPA
Vereador João Carlos Nedel Foto: Matheus Piccini/CMPA (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei que denomina Rua Airton Ferreira da Silva o logradouro público cadastrado conhecido como Rua Dois Mil, Cento e Vinte e Três, localizado no Bairro Humaitá. A proposta tem a autoria do vereador João Carlos Nedel (PP).

Airton Ferreira da Silva nasceu no dia 31 de outubro de 1934, em Porto Alegre. Em 1949, iniciou sua carreira no futebol, defendendo as cores do Força e Luz, extinto clube da Capital, no qual atuou até 1954. No dia 23 de junho de 1954, transferiu-se para o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Foi atuando com a camisa tricolor gremista que Airton Ferreira da Silva fez história, despertou a paixão dos torcedores e a atenção dos amantes do futebol em todo o Brasil.

Defensor de técnica apurada, jogava com a cabeça erguida e jamais usava o recurso das faltas violentas. Certa vez, em um confronto entre Grêmio e Santos, no Estádio Olímpico, Airton Ferreira da Silva entrou para a história ao aplicar um “chapéu” (nome dado a um dos dribles mais belos do futebol) em Pelé, tornando-se o único jogador a realizar tal feito.

Sua atuação naquela partida foi tão destacada que o próprio Santos o contratou, em 1960, para jogar naquele que, até hoje, é considerado o melhor time de todos os tempos. O talento de “Airton Pavilhão” o fez ser convocado para a Seleção Brasileira em sete oportunidades. Em uma das convocações, conquistou o título Pan-Americano de 1956.

Pelo Grêmio, conquistou 11 vezes o título gaúcho e entrou para a história do clube. Airton Ferreira da Silva fez sua última partida em 1971, época em que era jogador profissional do Cruz Alta. Morreu em 3 de abril de 2012, em Porto Alegre, aos 77 anos, deixando os filhos Airton Luiz Ferreira da Silva e Mauro Ricardo Ferreira da Silva.

Texto:Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)