Plenário

Projeto inclui Dia da Vaneira no calendário oficial de Porto Alegre

Vereador Idenir Cecchim na tribuna do plenário
Vereador Idenir Cecchim (PMDB) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei do Legislativo nº 181/16, de autoria do vereador Idenir Cecchim (PMDB), que inclui a efeméride Dia da Vaneira, em 1º de setembro,  e a Passeata Musical – Caminho da Vaneira no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. Segundo Cecchim, a proposta do Dia da Vaneira “presta o devido reconhecimento a um ritmo de música e dança que é o mais apreciado e executado nos bailes gaúchos”. Sobre a Passeata Musical, o vereador explica: “Tem o objetivo de reunir renomados cantores, compositores e intérpretes da música gaúcha, tradicionalistas ligados aos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e o público simpatizante em geral, que percorrerão um trajeto”.

A origem da vaneira ou “vanera”, em algumas traduções para o português, remete ao ritmo cubano “habanera”, primeira música genuinamente afro-latino-americana. Da habanera para atual vaneira, várias modificações foram feitas, como o andamento bem mais rápido da música, tornando-a mais dançante. Com alterações de andamento na execução, surgiram diversas variantes: vaneirão e vaneirinha. A vaneirinha é uma variante criada pelos gaiteiros rio-grandenses. Tem ritmo um pouco mais rápido do que a vaneira e mais lento do que o vaneirão. Os passos da vaneirinha são idênticos aos da vaneira.

Em 1971, surgiu, em Uruguaiana, a Califórnia da Canção Nativa, evento considerado criador de todos os festivais nativistas, dando origem a novos encontros de música gaúcha em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Após a 1º Califórnia, surgiram outros eventos pelo Estado, como: Querência do Bugio, em São Francisco de Assis; Sentinela da Canção Nativa, em Caçapava do Sul; Ponche Verde da Canção Gaúcha, em Dom Pedrito; e Tertúlia Musical Nativista, em Santa Maria; entre outros.

Alguns nomes importantes da vaneira são Elton Saldanha, Telmo de Lima Freitas, Noel Guarany, Cenair Maicá, Mano Lima, Luiz Coronel, Marco Aurélio Vasconcelos, Luiz Marenco, Pedro Ortaça e Leopoldo Rassier, Dante Ramon Ledesma, João Chagas Leite, Eraci Rocha, Marlene Pastro, José Cláudio Machado, César Passarinho, Leonardo, Rui Biriva e João de Almeida Neto.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)