Plenário

Projetos de datas comemorativas poderão ter aprovação final nas comissões

Pórtico da Câmara Municipal de Porto Alegre. Palácio Aloísio Filho.
Pórtico da Câmara Municipal de Porto Alegre. Palácio Aloísio Filho. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na sessão desta quinta-feira (4/5) o Projeto de Resolução da Mesa Diretora (009/17) que altera o Regimento Interno do Legislativo da Capital e finaliza, a partir da obtenção de pareceres favoráveis no âmbito das comissões permanentes, todas as propostas que incluam efemérides no Calendário Oficial de Datas Comemorativas e de Conscientização da Cidade. Com isso, esses projetos não serão mais incluídos na Ordem do Dia das votações em plenário. Também serão contempladas, com a aprovação prévia nas comissões, as matérias que tratem de declarações de utilidade pública e concessão de premiações. 

Na justificativa, a Mesa Diretora afirma que assim "será possível privilegiar os debates e as votações em Plenário de iniciativas de maior impacto na vida dos porto-alegrenses". Não se incluem, nesses casos, as indicações de títulos honoríficos de Cidadão e de Cidadão Emérito, que permanecem sendo aprovados na Ordem do Dia, em plenário.

Seguindo a mesma linha já adotada para os projetos que tratam da denominação de próprios, logradouros e equipamentos públicos, como preveem os artigos 58 e 96 da Lei Orgânica (LOM), os vereadores também aprovaram nesta quinta-feira (4/5), em primeiro turno, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 003/17 que permite, a partir de requerimento de um sexto dos integrantes da Câmara, que as matérias constantes no Projeto de Resolução de Mesa 009/17 possam ser apreciadas no Plenário, garantindo-se, assim, a reserva do debate e a votação em plenário em casos específicos". A alteração da LOM para entrar em vigor ainda deve passar pelo segundo turno de votação, com a aprovação de pelo menos dois terços dos parlamentares. 

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)