Audiência Pública

Reunião tratará da ampliação de Posto do Murialdo

Comunidade do Morro da Cruz reivindica melhoria do Posto de Saúde. Foto: Caroline da Fé
Comunidade do Morro da Cruz reivindica melhoria do Posto de Saúde. Foto: Caroline da Fé

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) realizará no dia 4 de dezembro, no plenário Ana Terra da Câmara Municipal, Audiência Pública sobre a ampliação e inclusão do Programa Saúde da Família (PSF) no Posto de Saúde do Morro da Cruz (Bairro Partenon). A audiência foi definida após reivindicação da comunidade aos vereadores na tarde desta quinta-feira (23/11). Os moradores fizeram o pedido porque a unidade do Centro de Saúde Murialdo está fechada há um mês para reforma, “deixando de atender mais de 12 mil famílias da região”, reclamou a conselheira de Saúde Marizete Figueiredo Rodrigues.

Marizete disse que o local deveria ser ampliado, porque não tem espaço para atender a quantidade de pessoas que necessitam desse posto. Entre os diversos problemas, a conselheira relatou que no posto a cozinha é junto com a farmácia e o serviço de nebulização é feito num banheiro desativado da unidade.  

O presidente da Cosmam, Dr. Raul (PMDB), disse  que posto será reaberto até o início de dezembro. “Garantia dada pela diretoria do Murialdo”, afirmou. Na ocasião, Dr. Raul apresentou aos moradores uma cópia do projeto do Centro Murialdo que prevê a construção de uma nova unidade, com uma área de 280m², para melhor atender a comunidade.  Segundo o vereador, o projeto foi encaminhado ao Ministério da Saúde no mês de outubro.

O vereador Aldacir Oliboni (PT) disse que além desta questão específica do posto do Morro da Cruz, será retomada a discussão, na audiência pública, sobre a municipalização das sete unidades de saúde instaladas no Murialdo, que, atualmente é de responsabilidade do Estado.

Presentes também na reunião os vereadores Carlos Tosdeschini (PT), Maristela Maffei (PCdoB), Haroldo de Souza (PMDB) e Sofia Cavedon (PT).

Alessandra Obem (reg. prof. 6784)