Presidência

Semana Farroupilha é aberta com participação da Câmara

Mais de 1,3 milhão de pessoas deverão visitar o Acampamento Farroupilha até o dia 20 de setembro

  • Abertura oficial do Acampamento Farroupilha 2017 e chegada da Chama  Crioula. Na foto: da esq.: Roque Jacoby, presidente da CMPA, vereador Cassio Trogildo, Carlos Côrtes, presidente do MTG, Nairoli Calegaro
    Junto à Chama Crioula, Trogildo saudou os organizadores do evento (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Abertura oficial do Acampamento Farroupilha 2017 e chegada da Chama  Crioula.
    O público festejou a abertura oficial do Acampamento Farroupilha (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), participou, nesta quinta-feira, (7/9), da chegada da Chama Crioula e da abertura oficial da Semana Farroupilha. Conduzida por cavalarianos, a Chama Crioula percorreu mais de 230 quilômetros da cidade de Mostardas até chegar ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, onde, junto com o Fogo Simbólico da Pátria, formou o Candeeiro Crioulo.

Trogildo afirmou que foi a parceria entre o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o Executivo, o Legislativo e a iniciativa privada que possibilitou a organização do evento, que "respira cultura gaúcha". "Parabenizo a todos os organizadores, que, com superação e empenho, fizeram possível a realização do Acampamento. Mesmo diante das dificuldades, eles organizaram um grandioso espaço,  ainda mais robusto”, declarou.

O presidente anunciou ainda que a Câmara receberá, no próximo dia 14 de setembro, a Chama Crioula no Legislativo municipal e, no dia 19, entregará o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre a Paixão Côrtes, folclorista, compositor e radialista. A distinção será recebida por Carlos Paixão Côrtes, filho do homenageado.

O Acampamento Farroupilha

O acendimento da Chama Crioula tem 70 anos e, desde 1947, reúne cavaleiros de todo o Estado. Neste ano, integrantes de aproximadamente 360 entidades estão acampadas no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, chamado também de Parque da Harmonia. Como acontece desde 2005, cada piquete apresenta ao público um projeto cultural sobre hábitos e tradições gaúchas. Além das apresentações que ocorrem no palco central, a novidade deste ano é a realização de 11 bailes, com capacidade para 2 mil pessoas.

Também estiveram presentes à cerimônia o presidente do MTG, Nairioli Calegaro; o patrono do Acampamento Farroupilha, Roque Jacoby; o secretário municipal de Cultura da Capital, Luciano Alabarse, representando o prefeito Nelson Marchezan Júnior; o vereador Márcio Bins Ely (PDT); a patrona Elma Santana; o bispo Dom Leonardo Antunes Butolin; Carlos Paixão Côrtes e representantes do Sesc, da Brigada Militar, da Polícia Civil e dos movimentos tradicionalistas do Rio Grande do Sul. 

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14.806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)