Plenário

Semana sobre Doença de Parkinson é incluída no Calendário do Município

Vereador Dr. Humberto Goulart na tribuna do plenário
Vereador Dr. Goulart (PTB), autor do projeto. (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (8/9) projeto de lei que inclui a Semana Municipal de Conscientização sobre a Doença de Parkinson no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre, definido pela Lei nº 10.904 de 2010. Proposta pelo vereador Dr. Goulart (PTB), a inclusão prevê que a distinção ocorra na semana que incluir o dia 11 de abril, Dia Mundial de Combate à Doença de Parkinson.

Conforme o autor, o objetivo é esclarecer à população sobre a doença, promovendo atividades que busquem a integração dos portadores da doença em todos os segmentos sociais. A proposição também visa a esclarecer à comunidade sobre suas causas, divulgando os sintomas, tratamentos e a necessidade do apoio familiar e comunitário, propiciando o conhecimento da doença e auxiliando as pessoas a procurarem um diagnóstico precoce. 

“Pretende-se ainda incentivar a realização de outros tipos de eventos que contem com a participação de portadores da Doença de Parkinson, familiares, cuidadores e médicos especializados no tratamento da doença, tais como seminários, palestras e workshops, proporcionando a troca de experiências e de informações sobre essa enfermidade”, justifica o vereador.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)