Pauta

Seminário debate hoje as reformas de base de Jango

Jornal Última Hora, após a deposição do presidente em 1964 Foto:
Jornal Última Hora, após a deposição do presidente em 1964 Foto:

Nesta segunda-feira, dia 1º de abril, data que marca a passagem do 49º aniversário do golpe militar de 1964 no Brasil, a Câmara Municipal de Porto Alegre realizará o seminário 1964: Reformas de Base. O evento traz como tema a reestruturação dos setores econômicos e sociais que tiveram ênfase a partir do governo João Goulart no início da década de 1960.

O seminário discutirá a herança do governo Jango e os processos de reforma necessários para reduzir as desigualdades e garantir o desenvolvimento do país. O evento se propõe a debater a importância da ampliação da participação do Estado em questões econômicas e a refletir sobre o conceito de “reformas de base” – ou seja, as iniciativas que são necessárias para alterar o sistema bancário, fiscal, urbano, o campo, administrações públicas e universidades. A discussão traz para a pauta a questão da reforma agrária e sua importância para o país, tanto na década de 60 quanto nos dias de hoje.

Com o objetivo de valorizar o papel do presidente João Goulart, o Jango, na criação do Conselho Nacional de Reforma Agrária e do Estatuto do Trabalhador Rural, que neste ano completa 50 anos, o seminário também debaterá temas como a recuperação dos processos de reformas políticas nos diversos níveis de governo e instituições e a necessidade da criação de políticas públicas que favoreçam o país.

Ministros

Entre os convidados estão dois ex-ministros de Jango, Waldir Pires (Justiça) e Almino Affonso (Trabalho), testemunhas vivas da deposição do ex-presidente trabalhista pelo golpe militar em 1º de abril de 1964, e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). O seminário 1964: Reforma de Base terá por local o Plenário Otávio Rocha, da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), e será um dos eventos que deverão ocorrer durante o ano lembrando os 49 anos do golpe.

Inscrições e outras informações podem ser obtidas na Câmara Municipal de Porto Alegre, pelo telefone (51) 3220-4374, ou na página eletrônica www.camarapoa.rs.gov.br  .


Programação

1º de Abril de 2013

13h – Credenciamento

13h30min- Abertura Oficial

Com a presença de José Fortunati, prefeito de Porto Alegre; vereador Dr. Thiago Duarte, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre; e Christopher Goulart, diretor de Comunicação e Acervo do Instituto João Goulart.

14h – 15h30min – O Golpe de Estado e a Guerra Fria

Painel com a participação de Almino Affonso e Cristovam Buarque, como debatedores, e Juremir Machado da Silva, como mediador.

Almino Affonso é advogado e foi ministro do Trabalho no governo João Goulart. Também foi vice-governador de São Paulo em 1986.

Cristovam Buarque é economista e senador pelo PDT do Distrito Federal. Cristovam também foi ministro da Educação no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Juremir Machado é jornalista, escritor, professor e colunista do jornal Correio do Povo.

15h45min às 17h15min – As Vésperas do Golpe: Violência e Interrupção das Instituições Democráticas

Painel com a participação de Waldir Pires e José Fogaça, como debatedores, e de André Machado, como mediador.

Waldir Pires foi consultor-geral da República e ministro da Justiça no governo João Goulart. Também exerceu os cargos de ministro da Defesa e da Previdência Social, após a redemocratização do país, e foi governador da Bahia em 1987.

José Fogaça é advogado e foi prefeito de Porto Alegre no período entre 2005 e 2010. Também exerceu mandatos como deputado estadual, deputado federal e senador.

André Machado é jornalista e apresentador do programa Atualidade, da Rádio Gaúcha.

18h30min – Exibição do filme Dossiê Jango (2012, 102min)

Com a presença do diretor do documentário, Paulo Henrique Fontenelle.

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)