Cultura

19º Salão da Câmara reúne trabalhos de 34 artistas

Galeria Clébio Sória da Câmara Municipal exibe obras  Foto: Elson Sempé Pedroso
Galeria Clébio Sória da Câmara Municipal exibe obras Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre realiza, até 1º de outubro, seu 19º Salão de Artes Plásticas, que reúne 52 trabalhos de 34 artistas gaúchos ou residentes no Rio Grande do Sul. A exposição está montada no 1º e no 2º andares da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), com visitação de segundas a sextas-feiras. A entrada é franca. Apoiam o evento as empresas INDEXtech e Ecomídia e a Associação Beneficente dos Funcionários da CMPA (Abecapa).

O 19º Salão conferiu seis prêmios e selecionou outros 28 artistas. O vencedor do Prêmio Aquisição (R$ 6 mil) foi Guilherme Dable, autor da obra Tacet: Fênix II-Xilofone, resultante de performance com instrumento musical, papel e carbono. Cinco artistas receberam Prêmios Incentivo à Criatividade (R$ 1 mil cada). Participa como hors concours a vencedora da edição anterior (2008), Kátia Costa, autora de Caixa de Música (em exposição permanente no 3º andar).

Primeiro lugar

Nascido em 1976, em Porto Alegre, Guilherme Dable faz parte do Atelier Subterrânea (Prêmio Açorianos de 2008/categoria Projeto Alternativo de Produção Plástica). Bacharel em Artes Visuais/Habilitação Desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), é mestrando em Poéticas Visuais na mesma instituição. Desde 2009 leciona na Escola de Criação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Dable venceu o 19º Salão com um trabalho pertencente à série Tacet, iniciada em  2007, que consiste na produção de desenhos a partir dos movimentos de um grupo de músicos. Os instrumentos são revestidos com papel em branco e papel carbono e, numa performance da qual o artista participa, as imagens vão sendo criadas de modo sincrônico à música de improvisação. No caso da obra vencedora, foi utilizado um xilofone. Acompanha o trabalho um áudio em CD.

Os 34 artistas do 19º Salão foram escolhidos pela Comissão de Seleção e Premiação formada pelos artistas e professores Flávio Gonçalves, Laura Fróes, Niúra Ribeiro, Paulo Gomes e Richard John. O júri analisou 206 portfólios inscritos com base nos seguintes critérios: criatividade e singularidade, forma e conteúdo, apresentação e coerência no conjunto das obras. Os jurados ressaltaram a importância de a Câmara continuar a promover o Salão, "enquanto instância de visibilidade e legitimação da arte contemporânea".

Premiados e obras

Prêmio Aquisição
- Guilherme Dable - Tacet: Fênix II - Xilofone (papel, papel-carbono e áudio em CD)

Prêmios Incentivo à Criatividade
- Denis Nicola - Otto von Bismarck e Lênin - díptico de gravuras em metal (água-tinta e água-forte)
- Janaína Castoldi - Sem título - objeto (tecido, costura, recorte)
- Maria Eunice Araújo - Câmara Municipal I a V - fotografia sobre MDF
- Nathália Garcia - Colchão - instalação (colchão de casal e linha de polipropileno)
- Vivian Herzog - Sem título (Aquarela, lápis de cor e guache sobre papel)

Demais selecionados
Alexandre Nicolodi; Ananda Kuhn; André Venzon; Augusto Lima; Bethielle Kupstaitis; Bianca Araújo; Bruno Borne; Camila Schenkel; Carolina Marostica; Claudia Hamerski; Ena Lautert; Elenise Xisto; Francis Silva; Isabel Sommer; Jander Rama; Jane Machado; Karina Laino; Karine Perez; Leonardo Loureiro; Marcela Lírio Campo; Márcio Vaz; Marília Bianchini; Michele Martines; Rafael Pagatini; Rita da Rosa; Sheila Prade; Silvia Giordani; Walter Karwatzki

O Salão pode ser visitado das 8h30min às 18 horas (de segundas a quintas-feiras) e das 8h30min às 16h30min (às sextas-feiras). Informações: (51) 3220-4392, 3220-4318, e-mail claudiah@camarapoa.rs.gov.br e pelo site www.camarapoa.rs.gov.br

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)