MANDATO

50 anos do Conselho Regional de Relações Públicas ganha homenagem da Câmara

Evento foi proposto pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB)

  • Período de Comunicações em homenagem 50 anos do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 4ª Região, Senhor Presidente do CONRERP, Luiz Fernando Alves.
    Autor da homenagem, Ramiro cumprimenta o presidente do Conrerp, Luiz Fernando Muñoz Alves (Foto: Elson Sempe Pedroso/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem 50 anos do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 4ª Região,
Proponente:Vereador Ramiro Rosário
    Evento foi prestigiado por profissionais do setor e lideranças de entidades ligadas ao segmento. (Foto: Elson Sempe Pedroso/CMPA)

Os 50 anos do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 4ª Região (Conrerp) foram lembrados nesta segunda-feira, 16, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre. A homenagem, realizada no Plenário Otávio Rocha, foi proposta pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB) e foi prestigiada por profissionais do setor e lideranças de entidades ligadas ao segmento. “O profissional de relações públicas é ⁠um agente de relacionamento”, disse o vereador.

Ramiro afirmou que o RP faz a ligação entre os vários elos da comunicação dentro dos setores públicos, das empresas e das instituições. “Apesar de ser uma profissão de bastidores, é fácil notar a presença ou não de um profissional de Relações Públicas, os chamados RPs. Se um evento está acontecendo de maneira natural, sem sobressaltos ou atrapalhações, é porque certamente tem o envolvimento de um RP”, sublinhou. “Fazendo uma analogia com o futebol, o RP é o camisa 5 moderno, com talento para distribuir o jogo aos demais membros da equipe. Sua tarefa é construir a boa imagem de uma empresa, instituição, entidade ou pessoa perante o público interno ou externo. Sua atuação garante a boa divulgação de um trabalho, preservando ao longo do tempo a reputação de seus clientes. Não é pouca coisa!”

Período de Comunicações em homenagem 50 anos do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 4ª Região, Senhor Presidente do CONRERP, Luiz Fernando Alves.
Presidente do Conrerp, Luiz Fernando Muñoz Alves. (Foto: Elson Sempe Pedroso/CMPA)

O presidente do Conrerp pela segunda gestão consecutiva, Luiz Fernando Muñoz Alves, agradeceu a homenagem sugerida por Ramiro e aprovada pelos demais e observou que a atuação do Conselho tem ido muito além da obrigação de fiscalizar o exercício legal da profissão. “Atuamos no sentido de conscientizar o mercado sobre a importância da profissão, mostrando as vantagens e qualidades de ter profissionais e departamentos de RP nas instituições, empresas e governos”, explicou.

Ramiro saudou a presença do Jerônimo Carlos Santos Braga, primeiro presidente do Conrerp, e também da Maria Amélia Manequi Cruz, que trabalhou com ele na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e que também presidiu o Conselho. “Ao completar meio século de existência, vimos que o Conrep não ficou e não está parado no tempo. Se modernizou, sempre atendo à evolução do mercado de trabalho”, disse.

O parlamentar destacou que os RPs são os únicos profissionais na área da comunicação que têm o resguardo de um conselho de classe. “Que bom seria se o Conselho pudesse ampliar a sua atuação para um conselho de comunicação, ajudando a regular também as áreas da Publicidade e do Jornalismo. A comunicação em geral sairia fortalecida. A democracia seria fortalecida”, sugerou Ramiro. Muñoz, por sua vez, informou que está trabalhando nessa questão, que já conta com o apoio da ARI (Associação Riograndense de Imprensa).

HISTÓRIA
O Conrerp 4ª Região é uma autarquia federal, que integra o Sistema Conferp (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas), e que tem por finalidade regular a profissão de Relações Públicas, nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Fundado em 19 de maio de 1972, o Conselho tem por dever a fiscalização do exercício da profissão, impedindo o seu exercício irregular, não só daqueles que a praticam sem o devido diploma, mas também daqueles que a exercem sem lisura e ética.

PROFISSÃO DE RP
Relações Públicas é a área da comunicação que trabalha com as funções administrativas, estratégicas, mediadoras e políticas. É uma profissão regulamentada por lei e exige, além da formação superior em Relações Públicas, o devido registro no Conselho profissional da região em que atua. As Relações Públicas criam valor para as organizações e para a sociedade, por meio de uma comunicação simétrica, garantindo voz aos públicos no processo decisório, gerando ativos intangíveis para acionistas, stakeholders e sociedade, reduzindo custos, minimizando riscos e crises, aumentando a rentabilidade e o reconhecimento.

Período de Comunicações em homenagem 50 anos do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 4ª Região.
Período de Comunicações em homenagem 50 anos do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 4ª Região. (Foto: Cristina Beck/CMPA)
Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)