Mandato

8º ciclo da gestão de desempenho com a equipe Sabino

8º ciclo da gestão de desempenho com a equipe Sabino
8º ciclo da gestão de desempenho com a equipe Sabino

A gestão de desempenho é uma prática fundamental para o bom funcionamento de qualquer organização, seja ela pública ou privada. No contexto da gestão pública, a importância dessa abordagem se torna ainda mais evidente, pois tem um impacto direto na qualidade dos serviços oferecidos à comunidade. Desta forma, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, desde o início do seu mandato, tem realizado avaliações periódicas do trabalho de cada um da equipe, contribuindo assim para o desenvolvimento da cidade e uma gestão pública eficiente. Nesta semana, deu-se o início o 8º ciclo da gestão de desempenho com a equipe do gabinete e do governo municipal.

Conforme a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino: “A gestão de desempenho permite que cada integrante da sua equipe tenha uma visão clara do trabalho realizado. Ao realizar as avaliações, a cada quatro meses, podemos identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhoria em relação ao desempenho individual. É claro que, no dia a dia, também são oferecidos feedbacks. Não esperamos quatro meses para dar um feedback, pois isso é uma prática diária. Esta reunião a cada quatro meses é bem importante, pois não apenas reconhecemos e recompensamos os bons resultados, mas também oferecemos a oportunidade de fornecer treinamento e suporte aos assessores que precisam aprimorar suas habilidades”.

 

Os Gabinetes da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino e do Deputado Sabino oferecem uma programação anual de treinamento sobre temas como liderança, gestão do tempo, trabalho em equipe, gestão pública, inteligência artificial, ente outros. Todos integrantes da equipe devem participar destes treinamentos, que são oferecidos gratuitamente pela coordenação dos Sabinos, durante horário de expediente para os assessores do parlamento ou no turno da noite para a equipe da Executivo Municipal e Estadual.

 A gestão de desempenho cria um ambiente de responsabilidade e transparência. Quando os assessores sabem que serão avaliados regularmente, têm incentivos para se manterem focados em suas tarefas e metas, garantindo que os serviços públicos sejam entregues de maneira eficiente e eficaz. Isso, por sua vez, melhora a percepção da população em relação à gestão pública, pois demonstra um compromisso com a excelência e a prestação de contas.

 Neste 8º ciclo da gestão de desempenho, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino mudou o procedimento da avaliação. A partir de agora, cada assessor deverá acessar um formulário do Google por meio de um link e preencher antes da reunião de avaliação as perguntas referentes ao seu trabalho. Este formulário é dividido em blocos, como dados de identificação, aspectos técnicos, aspectos políticos, comprometimento com o cidadão, participação nos eventos de capacitações (treinamentos, cursos, seminários, palestras), avaliação do trabalho social, gestão e autoavaliação.

 A funcionária Grete Nanias, que trabalha na equipe do Gabinete da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, refere que: "Como assessora do Gabinete e responsável pela atribuição de gerenciar as demandas, é gratificante saber que temos uma vereadora que se preocupa com a gestão pública e que valoriza a gestão de desempenho. Essa abordagem não apenas nos ajuda a aprimorar nossas habilidades e a contribuir de maneira mais eficaz para a cidade, mas também cria um ambiente de trabalho onde nos sentimos reconhecidos e motivados. Saber que nosso desempenho é avaliado regularmente nos dá a oportunidade de crescer profissionalmente e nos orgulhamos de ser parte de uma equipe comprometida em servir nossa comunidade da melhor maneira possível. Eu, pessoalmente, recebo todas as demandas que chegam no gabinete, como poda de árvore, projetos de segurança, limpeza de bueiros, revitalização de praça, entre tantas outras. E nós temos um sistema eletrônico para inserir estas demandas, então, mensalmente, conseguimos aferir nossos resultados. Não tenho informação se algum outro vereador dessa casa legislativa tenha um sistema como o nosso,  muito ágil e eficiente, pois conseguimos ver as demandas em andamento e as atendidas, por região da cidade”.

 Outro aspecto importante é que a gestão de desempenho permite que a vereadora identifique e reconheça talentos dentro de sua equipe. Assessores que se destacam em suas funções podem ser identificados e incentivados a assumir papéis de liderança ou receber oportunidades de desenvolvimento profissional. Isso contribui para a formação de uma equipe mais capacitada e engajada, que está alinhada com os objetivos da gestão pública e trabalha de forma colaborativa para alcançá-los.

Por fim, a gestão de desempenho promove a motivação e o engajamento dos assessores. Quando os membros da equipe sabem que seu trabalho está sendo reconhecido e que têm a oportunidade de crescerem e se desenvolverem, são mais propensos a se dedicarem ao seu trabalho com entusiasmo. Isso cria um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo, o que, por sua vez, se reflete na qualidade dos serviços prestados à cidade.

A gestão de desempenho possui um papel crucial na gestão pública, permitindo que os gestores identifiquem e desenvolvam talentos, melhorem a qualidade dos serviços prestados e promovam um ambiente de trabalho positivo e produtivo. “Tenho plena convicção que com este trabalho de gestão de desempenho, demonstramos um compromisso com a excelência na administração pública e contribuímos para o desenvolvimento sustentável e bem-estar da cidade de Porto Alegre. Cada assessor deve entender que estamos onde estamos, seja no parlamento ou no executivo, para atender os cidadãos nas demandas referente a administração pública. Portanto, a importância da gestão de desempenho na esfera pública não pode ser subestimada, pois impacta diretamente a vida dos cidadãos e a eficácia da gestão municipal”, disse a vereadora Tanise Sabino.

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228