Direitos Humanos

A Comissão da Verdade da Colômbia apresentará seu Relatório Final: "Há Futuro Se Há Verdade".

O Ato público ocorrerá dia 23 de agosto no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre e será um ponto de partida de um grande e amplo diálogo sobre as causas e persistência do conflito armado e a necessidade de não continuá-lo ou repeti-lo.

Hay Futuro
Hay Futuro

A Comissão para o Esclarecimento da Verdade, Convivência e Não Repetição, instituição criada após a assinatura do Acordo de Paz entre o Governo Nacional da Colômbia e a ex-guerrilha das FARC-EP, apresentará na próxima terça-feira, 23 de agosto, o Relatório Final: Há Futuro Se Há Verdade, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Este evento público acontecerá a partir das 18h, será liderado pelo Comissário Carlos Martín Beristain (virtual) e Lorena Flórez Holguín, coordenadora de investigação do exílio (presencial) em nome da Comissão, que apresentará a experiência do processo de escuta plural às vítimas exiladas e à comunidade de Porto Alegre, para o esclarecimento da Verdade, realizado pela Comissão durante os três anos e sete meses de seu mandato, bem como suas constatações e recomendações para a Não Repetição.

As conclusões e recomendações para a Não Repetição do conflito armado colombiano que estão expostos neste Relatório Final, a Comissão deixa à Colômbia e aos países que acolheram vítimas colombianas que necessitam de proteção internacional. Além disso, este espaço discutirá o processo de investigação e escuta plural de quase 30.000 pessoas, em exercícios individuais e coletivos que foram realizados durante esses anos de trabalho da Comissão e os conteúdos do capítulo Colômbia fora da Colômbia. As verdades do exílio.

Esta visita faz parte da viagem internacional que a Comissão da Verdade iniciou com o objetivo de mostrar ao mundo a importância do Relatório Final, que é um ponto de partida para um grande e amplo diálogo no país sobre as causas e persistência do conflito armado colombiano, bem como a necessidade de não continuá-lo ou repeti-lo.

O evento no Plenário Ana Terra acontece após a apresentação do Relatório Final, em 28 de junho, na cidade de Bogotá (Colômbia), da qual participaram as vítimas do conflito armado, organizações da sociedade civil, membros de instituições públicas colombianas e da comunidade internacional.

 

Apresentação do Relatório Final HÁ FUTURO SE HÁ VERDADE

Porto Alegre, Brasil

terça-feira, 23 de agosto, 18h

Entrega pública do Relatório Final pelo Comissário Carlos Martín Beristain (apresentação online) e Lorena Flórez Holguín, coordenadora de pesquisa (presenvial).

Local: Plenário Ana Terra - Câmara Municipal de Porto Alegre

Avenida Loureiro da Silva, 255, Centro Histórico, Porto Alegre/RS.

 

Mais Informações:

Lorena Florez Holguín

Investigadora da Comissão da Verdade

E-mail: lorena.florez@comisiondelaverdad.co/loreflorez11@gmail.com

WhatsApp: (+57) 311 340 0681

Aline Passuelo

Professora da Universidade de Caxias do Sul

E-mail: passueloaline@gmail.com

WhatsApp: (+55) 519816 7137

 

#HayFuturoSiHayVerdad