ARTIGO

A Economia Criativa e o Desenvolvimento

Artigo publicado no Jornal do Comércio 18/10/2021
Artigo publicado no Jornal do Comércio 18/10/2021

É fundamental para nossa capital apoiar as relações entre economia, cultura, inovação e indústria criativa como meio de desenvolvimento e transversalidade entre os demais setores. 


Nos dias atuais, promover um maior envolvimento capaz de impactar positivamente na educação, na segurança, na geração de emprego e renda, em consonância com o desenvolvimento, é fundamental como alternativa para uma retomada no pós-pandemia e também como fator de valorização da nossa identidade. 


Do criativo surge a inovação capaz de conquistar mercado gerando trabalho e promovendo a inclusão. A Economia Criativa é ampla e abrange um vasto campo das atividades que podem ser aprimoradas. Engloba desde espaços culturais e turismo, a manifestações tradicionais como artesanato, eventos, pintura, literatura, música, produção audiovisual e até mesmo desenvolvimento de softwares, entre outros. Neste contexto, a inovação é uma vantagem competitiva que deve ser impulsionada para agregar valor, conquistar mercado e gerar progresso. 


Em especial no campo do turismo, Porto Alegre necessita um impulso ao setor, pois um visitante, ao mesmo tempo em que consome conhecimento, contribui para fortalecer e ampliar os espaços através do Turismo Criativo como os museus, as atividades artísticas e gastronômicas, além de fortalecer nossa identidade cultural local.


A diversidade das áreas envolvidas se revela essencial na medida em que a economia criativa começa a conquistar cada vez mais espaço. Quanto mais ricos os traços culturais de uma sociedade, maiores as suas possibilidades. Neste contexto, nosso povo é próspero. Temos um farto capital intelectual preparado para driblar as dificuldades e este traço deve ser estimulado. 


Hoje, o valor de uma iniciativa está em seu diferencial. A Economia Criativa não se restringe a uma mercadoria, mas ao processo em que protagonistas de diferentes áreas vão agregando valor ao produto inicial. Economia criativa consiste em ressignificar histórias, experiências e espaços. Nossa cultura é uma riqueza que merece estar em evidência tanto na capital, quanto em todo o Estado.


É louvável a iniciativa do Poder Público em incentivar e descobrir formas de alavancar o empreendedorismo criativo, inserindo em cenários adequados a cada perfil, para que se torne propulsor de um modelo econômico de alta rentabilidade e inclusão.Aproveitar as oportunidades que se apresentam é o ponto de partida para transformar o futuro.

Artigo publicado no Jornal do Comércio 18/10/2021